Inspeção teve como objetivo fiscalizar taxímetro com possíveis falhas ou adulterações
O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) realizou, nesta segunda-feira (30), em Valinhos, inspeção em 28 dos 29 táxis que compõem a frota prestadora do serviço no município. De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, José Almeida Sobrinho, a inspeção foi rotineira.
“O Instituto tem como prática a realização da inspeção uma vez ao ano ou quando há reajuste na tarifa. No caso de Valinhos, a fiscalização de seu por rotina, apenas para averiguação do funcionamento dos taxímetros, especialmente para detecção de adulterações ou problemas no equipamento”, explica o secretário.
Ele destaca que apenas um táxi foi reprovado diante do taxímetro estar medindo e cobrando valor inferior ao da tarifa. Neste caso, o permissionário deverá procurar uma oficina especializada para a correção do aparelho e apresentar um laudo comprovando que foi realizada a devida correção.
Um outro permissionário, que não se apresentou com seu veículo, receberá multa do Ipem e deverá aguardar a próxima aferição do taxímetro, mas não fica impedido de exercer suas atividades. A Secretaria informou que o mesmo já fez contato justificando a ausência.
Sobre o Ipem - O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – Ipem SP - foi criado em 24 de abril de 1967 e, em 1995, transformado em Autarquia Estadual vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.
Mediante convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro, o Ipem SP executa serviços essenciais na proteção ao cidadão em suas relações de consumo exercendo, no âmbito do Estado, a verificação e a fiscalização de vários itens, como instrumentos de medição, incluem-se aqui os taxímetros; produtos pré-medidos; produtos têxteis e com certificação provisória, além de veículos transportadores de produtos perigosos.
31-03-2015