Objetivo da ação é contribuir com a capacitação audiovisual e o acesso ao cinema
O Centro Cultural ‘Vicente Musselli’, mantido pela Prefeitura de Valinhos, estará até o próximo dia 10 com inscrições abertas para mais uma oficina gratuita em parceria com o Governo do Estado. Com o tema ‘Os atores na história do cinema’, a oficina será promovida no dia 11 deste mês, um sábado, das 13h às 17h, no próprio Centro Cultural.
A atividade é uma ação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Estado por meio do projeto ‘Pontos Mis’ que leva sessões de cinema e oficinas gratuitas para cidades da Grande São Paulo, interior e litoral do Estado. O objetivo do Museu da Imagem e Som é apoiar a difusão cultural e incentivar a formação de público, contribuindo com a capacitação audiovisual e promovendo o acesso ao cinema.
Ao todo são oferecidas 40 vagas, para interessados com idade a partir de 16 anos, que devem se inscrever até o prazo no Centro Cultural, localizado na Av. Joaquim Alves Correia, 627, no Jardim Santo Antônio. As inscrições também são aceitas pelo e-mail: cultura@valinhos.sp.gov.br.
A oficina será ministrada por Pedro Maciel Guimarães, pesquisador em História e Estética do Cinema e Audiovisual e crítico. Fez mestrado e doutorado na Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e publicou o livro Créer ensemble: la poétique de la collaboration dans le cinéma de Manoel de Oliveira (EUE, Sarrebruck, 2010).
É autor de textos em todos os volumes da coleção Folha Cine Europeu e curador e organizador do catálogo-livro da Mostra Douglas Sirk, o príncipe do melodrama. É curador e selecionador de curtas metragens da Mostra de Cinema de Tiradentes, CineOP e do CineBH. Foi professor de cinema da FAAP e do curso Mestres do Cinema Europeu, realizado pelo Espaço Unibanco de Cinema de São Paulo.
Sobre a oficina – Para o palestrante, os atores são a face mais facilmente perceptível dos filmes. “Contar a história do cinema através deles significa investigar como evoluíram os métodos de interpretação desde o cinema mudo, passando pelo cinema clássico até o cinema moderno”, explica Pedro Guimarães. Ele explica que a proposta da oficina é destacar como a presença dos atores influencia no processo criativo do diretor e na recepção do filme pelo espectador; quais as grandes parcerias entre atores e diretores de cinema.
“A oficina também se propõe a fazer um percurso histórico e estético pela história do cinema através da exibição de trechos de filmes de diferentes épocas e nacionalidades”, conta.
31-03-2015