Atividades envolvendo 15 mil alunos da rede municipal serão realizadas ao longo do ano
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação e com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), lança, no próximo dia 23, a Semana da Água de 2015.
“Resgatamos no ano passado e aprimoramos em 2015 as comemorações deste evento que fez e faz de Valinhos uma referência em educação ambiental, tanto no Brasil quanto no Exterior. Nossas experiências bem-sucedidas com a Semana da Água e a gestão eficiente da crise hídrica reconduzem nosso município ao cenário da sustentabilidade. É uma das prioridades do governo”, afirma o prefeito Clayton Machado.
O evento deve mobilizar este ano cerca de 15 mil alunos da rede municipal e estadual e seus familiares e aproximadamente 500 profissionais da educação com o objetivo de contribuir para a formação das gerações futuras, com ênfase na sustentabilidade e na preservação dos recursos, conscientizando a população com ações educativas e interdisciplinares.
Valinhos é a pioneira no projeto, criado em 1994, que extrapolou fronteiras e se esparramou por várias cidades associadas ao Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Nesses 20 anos, o programa formou mais de 4 milhões de pessoas de forma direta ou indireta, com média anual de 180 mil alunos.
A abertura da 21ª edição será dia 23 no Auditório Municipal, às 19h30, com a apresentação da peça ‘O último pingo d’água, e o lançamento do concurso de slogan para os alunos do programa Educação de Jovens Adultos (EJA) das escolas municipais e estaduais.
Além do concurso para a escolha do slogan, esta edição vai promover concurso de desenho, com premiações aos três primeiros colocados nas categorias Ensino Fundamental 2º e 3º anos, 4º e 5º anos e 6º e 7º anos das escolas municipais.
A comunidade também está convidada a participar do concurso de fotografia, com premiação ao primeiro colocado. Os estudantes do ‘Ensino Fundamental’ 8º e 9º anos das escolas municipais e estaduais e ‘Ensino Médio’ das escolas estaduais de Valinhos.
A Semana da Água tem uma série de eventos que acontecem ao longo do ano, como as celebrações do Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho; Dia da Árvore, em 21 de setembro; e o encerramento, de 28 de setembro a 2 de outubro, com exposição dos trabalhos desenvolvidos nas escolas da rede municipal e das empresas participantes do projeto. Repetindo o sucesso do ano passado, a Prefeitura promoverá o II Seminário ‘Cidade, Água e Vida’.
Educação Ambiental – A Semana da Água tem como principal objetivo conscientizar a população, a partir de ações focadas na preparação dos alunos como multiplicadores na formação da cidadania, tanto para contribuir para a preservação do meio ambiente quanto torná-los aptos para a tomada de decisões sobre questões ambientais, que são essenciais para a construção de uma sociedade sustentável.
12-03-2015