Capacitação vai ao encontro da política de aperfeiçoamento da qualidade do ensino
‘Saberes Articulados ao Brincar numa Educação Reflexiva’ é o tema da formação continuada que será oferecida para professores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil em Valinhos ao longo do ano letivo.
Serão três módulos gerais, com os temas ‘Oralidade e Resolução de Problemas’, ‘Leitura e Geometria’ e ‘Escrita e Números’, e a possibilidade de aprofundamento de cada temática em dez encontros semanais de acordo com o interesse e a disponibilidade dos educadores.
“A formação atende solicitação dos educadores e vai ao encontro da política de aperfeiçoamento contínuo da qualidade do ensino na rede municipal adotada pelo governo Clayton Machado”, destacou o secretário da Pasta, Danilo Sorroce.
O primeiro módulo da formação foi realizado nesta terça e quarta-feira (10 e 11), na EMEB ‘Cecília Meirelles’, com a participação de 105 professores e coordenadores, divididos entre os períodos de manhã e tarde e as séries: Infantil I e II.
“O objetivo desse módulo foi desenvolver habilidades e conceitos nas áreas da linguagem oral, escrita e matemática, nas faixas etárias de quatro e cinco anos, favorecendo os primeiros passos do ler, escrever e quantificar, tendo como contexto o brincar”, destacou a diretora do Departamento de Apoio Pedagógico, Andrea dos Reis Ignacio.
A formação é coordenada pelas professoras da Rede Municipal Elisiane Juliato Mazzali Costa e Priscila Capeli de Paula Dias. Segundo o secretário da Educação, todo conteúdo dos módulos e dos aprofundamentos serão disponibilizados na rede virtual, para que todos os professores tenham acesso.
O segundo e terceiro módulos serão realizados em junho e setembro. “Com base nas teorias, estaremos refletindo na formação sobre práticas em sala de aula”, concluiu a professora Elisiane.
12-03-2015