Acumulado em fevereiro fica abaixo da média
As chuvas desses últimos dias trouxeram um alívio para o Sistema Cantareira, que fornece água para o Rio Atibaia, de onde Valinhos capta 50% do que consome Valinhos.
Entretanto, as chuvas não foram suficientes para permitir qualquer mudança nos alertas que o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) faz há mais de um ano sobre a necessidade de uso racional da água.
A melhora é aparente e, de acordo com especialistas, são necessários cerca de 100 dias de chuvas intensas e volumosas para que o Cantareira possa zerar o volume morto.
Como o período de chuvas se estende no máximo até abril ou maio, ou seja, 90 dias na melhor das hipóteses, a possibilidade de alívio ao Sistema é bastante remota.
Até a quarta-feira, dia 25, o total acumulado no Sul de Minas e no conjunto de barragens que abastecem São Paulo e os municípios integrantes da Bacia Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) foi suficiente para que o Cantareira zerasse o segundo volume morto.
27-02-2015