Imunização foi realizada após Vinhedo confirmar morte de macaco com a doença
A vacinação contra a febre amarela promovida pela Prefeitura de Valinhos no sábado (20) para moradores de 10 bairros do município no limite com Vinhedo atingiu 3.246 pessoas. A imunização foi realizada depois que a cidade vizinha confirmou a morte de um macaco bugio com a doença. Nessas regiões moram cerca de 10 mil pessoas e a vacinação visou formar um corredor de isolamento e impedir que a doença ‘entre’ na cidade.
Fazem parte do corredor de isolamento os bairros Nova Veneza, Jardim Nova Palmares, Jardim das Figueiras, Bom Retiro, Santa Eliza, Pacaembu, Jardim Maracanã, Jardim Pinheiros, Florence, Ponte Alta, Pedra Verde, São Pedro, Ortizes, Nova Era, Ribeiro, Santa Claudina, Colinas dos Pinheiros, Alpinas, Pq. Santana, Jequitibás e Parque Valinhos. No sábado (20), a vacinação foi oferecida nas Unidades Básicas de Saúde do Bom Retiro, Jardim Maracanã e Jardim Pinheiros.
A Secretaria da Saúde ressaltou que, apesar da medida, a cidade não tem confirmação nem caso suspeito de febre amarela em humanos, porém a Prefeitura aguarda laudos do Instituto Adolfo Lutz sobre 11 macacos achados mortos em diferentes regiões da cidade.
Segundo a Saúde, desde o início do ano foram encontrados 35 animais mortos, tendo sido possível coletar amostras de 28 deles para solicitar laudo pois havia macacos em avançado estado de decomposição. Das 28 amostras enviadas, 17 tiveram resultados negativos para febre amarela e a Prefeitura espera o resultado dos outros 11.
Segundo a Secretaria da Saúde, desde janeiro até o último dia 19 já foram vacinadas contra a febre amarela no município 14.782 pessoas, para uma população de 122.163 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE de 2016.
A vacina está disponível para todos os moradores de Valinhos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Macuco e Reforma Agrária, às terças-feiras, das 9 às 11 horas e das 13 às 15 horas; São Bento do Recreio, terça e quinta-feira, das 13 às 15h30; Parque Portugal, segunda a quinta-feira, das 13 às 15h30; Jardim Pinheiros, Jardim Maracanã e Bom Retiro, segunda a sexta-feira, das 13 às 16 horas; Vila Santana, terça, quarta e sexta-feira, das 13 às 15h30; Jardim Paraíso, segunda a sexta-feira, das 16h30 às 20h30.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de que as pessoas tomem uma única dose, portanto quem já tomou está imunizado.