Iniciativa marca Semana de Luta contra a moléstia
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá capacitação sobre hepatites virais para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e odontólogos, auxiliares e técnicos em saúde bucal da Rede Municipal. A capacitação será ministrada pela médica infectologista Laura Andrade Lagoa Nobrega, nos dias 29 e 30, na Sala Ivan Fleury Meirelles, no Paço Municipal.
A iniciativa marca a Semana de Luta contra as Hepatites, instituída pela Lei Nº 5.234, de 5 de janeiro de 2016, com o objetivo de promover a prevenção da moléstia por meio da conscientização sobre as formas de transmissão dos vírus.
Hepatites são inflamações no fígado e podem ter várias causas, destacando-se as virais, isto é, as provocadas por vírus: A, B, C, D e E. Só há vacinas para os tipos A e B. A importância das hepatites virais reside no fato de que alguns tipos (B e C) podem se agravar, gerando cirrose e/ou câncer de fígado.
As hepatites A e E são transmitidas pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Investir em saneamento básico e educação higieno-dietética é primordial.
Quanto às hepatites B, D e E, o contágio se dá pelo contato com sangue e seus derivados, materiais perfurocortante (cirúrgicos ou não) contaminados; por meio de sexo não seguro. Previne-se com a utilização de material descartável, material devidamente esterilizado; não compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates para cutículas, entre outros.
Qualquer que seja o vírus, os sinais e sintomas da doença, ao início, são semelhantes: náuseas, vômitos, mal estar geral, urina escura, fezes esbranquiçadas e, depois, icterícia (amarelamento da parte branca dos olhos).