Exposição pode ser visitada até o próximo dia 18, na Quarta-Feira de Cinzas
A exposição fotográfica “Valinhos de Outros Carnavais”, que resgata os tradicionais e alegres carnavais de Valinhos e presta homenagem à Velha Guarda, pode ser visitada até a Quarta-Feira de Cinzas, dia 18, das 8h às 19h. A entrada é gratuita e a abertura ocorreu na última quarta-feira (11).
Na abertura do evento estiveram presentes o vice-prefeito e presidente do DAEV (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos), Luiz Mayr Neto; o secretário de Cultura e Turismo, André dos Reis; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Ventura, e o chefe de gabinete do prefeito de Vinhedo, Mário Pazzinato.
Também marcaram presença representantes do Bloco Azul e Branco, das escolas Arco-íris e Leão da Vila; da Associação de Preservação Histórica de Valinhos; do Fotoclube Valinhos; Rádio Valinhos; entre outras autoridades locais.
A exposição contempla 61 fotos do memorável fotógrafo valinhense Haroldo Ângelo Pazinatto, que integram acervo do Centro Cultural ‘Vicente Musselli’. As imagens mostram os carnavais realizados de 1959 a 1976 e podem ser vistas no CLT – Centro de Lazer do Trabalhador ‘Ayrton Senna da Silva’, localizado nas proximidades de onde serão promovidos os desfiles das escolas, na Avenida Dr. Altino Gouveia (Jd. Pinheiros).
Saiba mais - A sugestão da exposição partiu de Alfredo Ribeiro, o Piu, funcionário da Secretaria de Cultura e Turismo e teve o apoio do secretário André Luiz Reis.
Após a separação das fotos, Fabricio Bizarri, diretor de Espaços Culturais, Ana Massara, chefe de Relações Público-Privado, e Piu realizaram visitas às pessoas registradas nas fotos antigas, bem como a pessoas tradicionais do Carnaval de Valinhos, para identificação das imagens.
“É muito gratificante ver este resgate sendo promovido pela Prefeitura de Valinhos ao Carnaval de antigamente. Fiquei honrado em ver este resgate”, comenta Adalberto Giraldello, o “Bertinho”, que desfilou vários anos no Leão da Vila e na Unidos da Madrugada como mestre de bateria.
Para Luiz Bonetto, o “Dêde”, da Vila Santana, que atuou como ritmista também da escola Leão da Vila, e que agora desfilará na Moinho Velho, foi uma emoção ser convidado para participar da exposição. “Tenho 59 anos de Carnaval em Valinhos, como ritmista, e é a primeira vez que sou convidado a participar de um trabalho tão bonito assim. Sinto-me lisonjeado”.
Daniel Romanetto, músico experiente de Valinhos, aparece em uma das fotos, com menos de 3 anos de idade, tocando bumbo de Carnaval, ao lado seu pai, Lino Romanetto, conhecido como ‘29’, que tocava ‘caixinha’.
“É muito legal ver a história sendo resgatada. História esta que não se apaga, independentemente do que aconteceu. É muito importante para os mais jovens, saber que o Carnaval de Valinhos foi e ainda é muito tradicional em toda a região”, afirma Daniel.
“Seguimos a proposta do prefeito Clayton Machado de estabelecer uma nova política cultural na cidade, por meio da promoção do resgate histórico do Carnaval, esta cultura popular tão importante em nosso país e em nossa cidade”, comenta o diretor Fabrício Bizarri.
12-01-2015