Com depoimentos de quem já cuidou de crianças amparadas pelo programa e esclarecimentos sobre a mais nova conquista do governo do prefeito Clayton Machado, foi apresentado o Projeto ‘Família Acolhedora, em evento na noite da quinta-feira (18), no Salão Paroquial de São Sebastião.
O programa, parceria entre a Prefeitura por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Habitação e a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, é a concretização de mais uma conquista do governo que começa a valer em 2015.
O projeto organiza o amparo de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias cadastradas, até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhado para adoção.
A celebração contou com a presença do chefe de Gabinete, André dos Reis, representando o prefeito Clayton Machado, a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Silvia Elena Basetto Villas Boas, a promotora Regina Mondin, representando o Ministério Público, e a vice-presidente da Casa da Criança e do Adolescente, Wanda Dini, além de representantes de conselhos municipais.
A secretária Silvia Elena contou sobre o trabalho que vem desenvolvendo há algum tempo para implantação do projeto e frisou: “É uma imensa alegria ver este sonho sendo concretizado. ‘Família Acolhedora’, como bem diz o nome, é um serviço em que famílias ou pessoas se dispõem a acolher por um tempo determinado uma criança ou adolescente, que por algum motivo, precisou ser separado da família, oferecendo a ela carinho e amor”.
O programa atende as exigências da Política Nacional de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social e será desenvolvido sob a coordenação do psicólogo Wesley de Oliveira Santiago, com a ajuda de assistente social e psicóloga.
“O prefeito Clayton Machado empenhou-se na efetivação do programa que agora será desenvolvido por meio da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimentos Social e Habitação e a Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos. Esse é um presente para Valinhos e não poderia ter acontecido em melhor hora, às vésperas do Natal”, destacou o chefe de Gabinete, André dos Reis.
Cadastramento das famílias – Famílias ou indivíduos interessados em ter sob a sua guarda crianças e adolescentes deste Projeto deverão se dirigir à Casa da Criança e do Adolescente, na Rua Joaquim Martins, 354, Jardim Valença, no horário comercial, para cadastramento, triagem e processo de seleção. O atendimento será feito por técnicos especialmente capacitados para prestar informações.
Pré-requisitos para o cadastramento:
- maior de 21 anos;
- 16 anos de diferença mínima entre as crianças e/ou adolescentes a serem acolhidos;
- morar em Valinhos;
- não possuir vícios;
23-12-2014