A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, tem trabalhado em uma série de ações para aumentar a posição no ranking estadual do ‘Programa Município Verde Azul’. E os resultados já começam a surgir. O município saltou 78 posições no ranking em relação a 2013, quando o governo do prefeito Clayton Machado optou por inscrever novamente o município no programa.
Lançado em junho de 2007, o programa tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental.
O novo ranking foi divulgado este mês pelo Governo do Estado e aponta que Valinhos agora está na 190ª posição, com 68,02 pontos, apenas 11,98 pontos abaixo da nota mínima exigida para o recebimento do ‘Selo Município Verde Azul’, que é de 80 pontos em uma escala que vai até 100.
Em 2013, Valinhos obteve 51,20 pontos e ficou na 268ª posição. Já em 2012 o município não participou. Em 2011, a posição de Valinhos estava ainda mais distante, na 556ª, com 15,4 pontos.
Dos 610 municípios participantes, 128 foram certificados, sendo oito deles da RMC (Região Metropolitana de Campinas): Americana, Campinas, Santa Bárbara d’Oeste, Vinhedo, Jaguariúna, Itatiba, Indaiatuba e Nova Odessa.
Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Fernando Antoniazzi, apesar de Valinhos não ter alcançado o selo, houve uma considerável melhora na posição, fruto de várias ações que atendem às dez diretivas propostas pelo programa.
Entre elas destaca-se a fiscalização conjunta entre o corpo técnico do Departamento de Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal Ambiental criada no ano passado.
“Também há uma importante integração com vários outros órgãos municipais, como as secretarias de Obras e Serviços Públicos, Desenvolvimento Econômico e o DAEV, que tem permitido a consolidação das políticas de saneamento básico e de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos”, explica Antoniazzi. Ele ainda destaca que a municipalidade tem apoiado os agricultores na regularização de seus imóveis com relação ao CAR (Cadastro Ambiental Rural).
Para o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Paulo Bandina, a busca pelo selo ‘Município Verde Azul’ poderá trazer, além de benefícios ambientais ao município, repasses oriundos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.
“Para 2015, devemos atuar com maior integração entre todos os setores da administração municipal, bem como introduzir novas legislações para garantir ainda mais qualidade de vida à população”, afirma Bandina.
19-12-2014