Assim como o agroturismo oferecido pela Prefeitura de Valinhos, o roteiro voltado ao ecoturismo desperta cada vez mais o interesse dos visitantes, que têm a oportunidade de conhecer de perto uma das regiões mais bonitas da cidade, no alto da Serra dos Cocais.
A 900 metros de altitude, os ‘aventureiros’ visitam o ‘Sítio Cocais Trilhas’ por onde percorrem caminhos em meio à vegetação de transição de Mata Atlântica e Cerrado, em Área de Preservação Ambiental. Também podem adquirir artesanato autossustentável, que é baseado na inclusão social e na geração de renda, além de utilizar apenas materiais naturais em sua produção.
O roteiro ainda reserva no final uma das mais belas vistas panorâmicas, em meio a rochas gigantes
cas que servem como mirantes e evidenciam, além da cidade de Valinhos, as suas vizinhas Campinas e Vinhedo e até Indaiatuba e Paulínia, mais distantes. Se tiverem sorte, os turistas podem até ver a decolagem de aviões do Aeroporto Internacional de Viracopos.
O guia Wagner Bento, especializado em atrativos naturais e credenciado pelo Ministério do Turismo e que atua no projeto da Prefeitura, acompanhou na manhã do domingo (30) um grupo de 24 pessoas que fez pela primeira vez o roteiro. Ele conta que a aventura começa bem antes, logo que os turistas saem do Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’.
“Conto a história de Valinhos, falo sobre a geografia da nossa cidade, de curiosidades sobre o povoamento. Nas proximidades da antiga pedreira da Chácara Alpinas, que por 50 anos manteve suas atividades, conto que saiu dela toda a brita utilizada para a pavimentação da Rodovia Anhanguera, de São Paulo até Campinas. Já durante o percurso na trilha abordo sobre a formação geológica da Serra dos Cocais, a importância das nascentes para o abastecimento do município. Também destaco sobre as espécies que contem a flora, como jatobás, ipês e jequitibás, e da fauna entre eles o macaco sauá, que vive nesta área e é uma das espécies ameaçadas de extinção”, explica o guia.
“Este é um passeio que já se consolidou como de grande relevância visando a preservação do meio ambiente, inclusive voltado aos estudos da rede municipal que também visitam a área”, destaca Wagner.
Outro ponto de visitação é a Casinha do Figo com Chocolate, na Estrada do Jequitibá, que liga Valinh
os a Itatiba. A propriedade se localiza em um sitio com plantação de figo roxo e oferece um delicioso ‘Figo com Chocolate’, que já ganhou fama na região, além de muitas opções de doces, compotas e frutas. Conta também com um mirante com vista panorâmica da cidade.
Aprovado – Quem participou do passeio só levou boas lembranças. O economista de Campinas Alexandre Gollob Junior, 53, fez o Ecoturismo acompanhado da esposa e do filho de cinco anos. “É um passeio muito acessível, gostoso, bem proveitoso e educativo para conscientizar sobre as nascentes e a importância da preservação do meio ambiente. Vimos muitas árvores frutíferas, aves e uma bela paisagem. É uma Serra que está tão pertinho de nós e nem a conhecíamos. Pretendo volta outra vez com a família e já indiquei para alguns amigos. Agradeço a Prefeitura por nos proporcionar esta grande oportunidade”, disse.
A baiana e dona de casa Analine Nunes da Silva, 25, que se mudou recentemente para Valinhos e fez questão de conhecer um pouco da cidade onde vive há cerca de um ano. “Fiz o ecoturismo com minha família e indico, pois é uma região muito bonita e que precisa ser preservada. Da próxima vez quero fazer o agroturismo”, falou.
05-12-2014