Trinta e três idosos do Centro de Lazer, Cultural e Artístico da Terceira Idade ‘Roque Palácio de Valinhos’ se formaram nesta quarta-feira (3), como parte do projeto ‘Alfabetização Visual’, do Programa Escola do Olhar, realizado pela organização ImageMagica e patrocinado pela CCR AutoBAn. O projeto que teve duração de um mês ensinou noções básicas de foto digital buscando a transformação social.
Por meio da fotografia e da linguagem visual, os participantes foram estimulados a perceber a realidade a sua volta, despertando neles o papel de agentes transformadores e proporcionando a prática da cidadania no meio em que vivem. “Percebemos que os participantes ficam mais atentos ao que acontece ao seu redor. É uma forma de incentivá-los a se apropriarem do espaço”, conta Cristiane Borgo, coordenadora do núcleo educacional da ImageMagica.
A secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Silvia Elena Basetto Villas Boas, destacou que o curso para a terceira idade possibilita a promoção e o maior acesso ao universo digital do idoso e, por consequência, sua inclusão e participação na sociedade.
“Os esforços que os idosos fazem no decorrer da aprendizagem convertem-se em superação pessoal, permitindo que desfrutem dos benefícios digitais. Entre eles, o ingresso nas redes de comunicação e a integração social, que ocorre com vínculos fixados no meio eletrônico, a novas relações no ambiente físico e ao aumento de poder diante das decisões da sociedade”, explica.
A solenidade foi marcada ainda pela apresentação dos participantes e a interação com fotos impressas que ficaram expostas o dia inteiro. Ao final do evento, os alunos receberam certificados de conclusão do curso.
“Foi um curso muito proveitoso. Tive boas noções de fotografia. Agora posso usar mais vezes minha máquina digital para fotografar Valinhos com meu próprio olhar”, disse o aposentado Mariano Alvarez, de 66 anos.
“Sempre participei de dezenas de aulas neste espaço e agora foi a vez de fazer o curso de fotografia. Foi excelente. Aprendi a tirar lindas fotos”, conta a aposentada Maria Aparecida Lira, de 65 anos.
Saiba Mais – O projeto chamado de ‘Alfabetização Visual’ consiste em um curso de foto digital para alunos de centros culturais buscando a transformação social. O projeto faz parte do Programa Escola do Olhar, realizado desde 1995 pela organização ‘ImageMagica’ em mais de 70 instituições de ensino em todo o Brasil.
Por meio da fotografia e da linguagem visual, os participantes são estimulados a perceber a realidade a suavolta, despertando neles o papel de agentes transformadores e proporcionando a prática da cidadania no meio em que vivem.
04-12-2014