O Dia Municipal da Consciência Negra em Valinhos, celebrado em 20 de novembro, foi marcado por festa na Praça Zumbi dos Palmares, no Bom Retiro. O evento integrou uma série de atividades na semana em comemoração à data promovida pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Associação Cultural Afro-Brasileira de Valinhos.
Além da comunidade, compareceram à festa o prefeito Clayton Machado, secretários e diretores municipais, os vereadores Kiko Beloni e Dinho e o presidente da Associação Cultural Afro-Brasileira de Valinhos, Oswaldo Renner de Souza.
O grupo ‘Bateria Alcalina’, de Campinas, levou ritmos afro-brasileiros e o grupo ‘Ousadia’, de Valinhos, apresentou sambas. Os alunos de capoeira do Centro Cultural ‘Vicente Musselli’ também fizeram uma apresentação. A festa inclusive teve pipoca, algodão doce e sorteio de brindes para a garotada que ainda se divertiu em brinquedos infláveis.
O presidente da Associação Cultural Afro-Brasileira destacou que a festa, que já ocorre há 8 anos, foi novamente uma oportunidade para comemorar o ‘Dia Internacional da Criança’, também celebrado na mesma data.
Além da festa na Praça Zumbi dos Palmares, a semana incluiu atividades gratuitas em vários locais, como a 14ª edição do Café Cultural, realizada no dia 17, com uma programação especial, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, na Biblioteca Pública ‘Doutor Mário Correia Lousada’.
No dia 18 foi exibido o curta metragem ‘Maré Capoeira’ na EMEB do Macuco, coordenada pelo monitor de Capoeira do Centro Cultural ‘Vicente Musselli’, Ronaldo Lopes Ferreira. No mesmo dia foi lançado no Centro Cultural o projeto ‘Fazendo versos, cantando histórias’, com o tema ‘A capoeira de Valinhos: perspectivas dos professores e mestres da cidade’.
O curta ‘Hungu’ foi exibido no dia 19, seguido de debate no Centro Cultural. A programação da semana prosseguiu no dia 21, com jogos e brincadeiras de origem africana, sob a coordenação da monitoria de capoeira no Espaço Cultural do bairro Capuava, onde é promovido o projeto Catavento Cultural.
No dia 22 foi realizada visitação ao Quilombo Brotas em Itatiba e no dia seguinte foi programado plantio simbólico de espécie nativa no canteiro central da Avenida Joaquim Alves Corrêa (em frente do Centro Cultural), dentro do projeto de educação socioambiental ‘Capoeira Plantando Futuro’, aplicado pelos alunos de capoeira.
26-11-2014