O terceiro módulo do curso de Turismo Rural, promovido pelo Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o apoio da Prefeitura de Valinhos por meio do Departamento de Turismo, termina nesta quinta-feira (27) em grande estilo. Os alunos que participam da capacitação vão promover a 1ª Feira Agro-Eco Turismo de Valinhos (Faev), com o tema ‘Uma boa história faz a gente sonhar, sorrir e crescer’.
A promoção da feira, com entrada franca, integra a grade curricular do módulo ‘Promoção e comercialização de turismo no meio rural’. Será um momento para os alunos colocarem em prática o que aprenderam nas quatro aulas realizadas este mês. A Faev será no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) ‘Adoniran Barbosa’, das 10 às 14 horas, sob a coordenação dos próprios alunos, alguns representantes de diversos setores do turismo rural no município, que apresentarão ao público vários produtos e serviços, além de sorteios de brindes.
Estão confirmados Recanto Lago dos Sonhos, Sítio Kusakariba, Wagner turismo, Cocais Trilhas, Contos e Encantos, Adega Villa Tordin, Goiabas Nobuko, Viju, Nautilus Travel, entre outros alunos e prestadores de serviços turísticos. Serão vendidos, por exemplo, bolachinhas, geleias, vinhos, goiabas, artesanatos, além de roteiros turísticos como o tradicional ‘café na roça’.
O Departamento de Turismo receberá, nesta mesma oportunidade, inscrições para o passeio de Agroturismo e Ecoturismo que será promovido no próximo dia 30 (domingo) em propriedades rurais do município. Os roteiros são gratuitos e os participantes devem trocar o ingresso no dia da Feira por um quilo de alimento em favor do Fundo Social de Solidariedade.
Sobre o curso – Segundo o presidente do Sindicato Rural de Valinhos, Alci Roberto Previtali, a participação no curso foi gratuita, com toda a atividade custeada por meio de convênio entre a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) e o Senar.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, a Prefeitura visa, por meio destas parcerias, capacitar profissionais do receptivo turístico, incentivando o Pólo de Desenvolvimento de Turismo Rural como uma das modalidades turísticas do município de grande potencial. “Além disso, buscamos promover a inserção de novos meios geradores de renda para os produtores rurais”, destaca.
O diretor do Departamento de Turismo, Franklin Duarte de Lima, destaca que em Valinhos há várias propriedades com grande potencial para o turismo receptivo. “Atuamos para estimular a abertura destes sítios, fazendas, e incentivar a participação de produtores rurais, agricultores e empresários do ramo em capacitações como esta, em parceria com o Senar e o Sindicato Rural, que fortalecem este projeto.”
A turismóloga e assistente técnica do Departamento de Turismo, Mônica Santos da Silva, destaca que o objetivo geral deste módulo foi treinar proprietários de propriedades de turismo no meio rural para comercializar produtos cultivados.
O coordenador do curso pelo Senar, engenheiro agrônomo Marcos Mori, destacou que o conteúdo do módulo levou aos alunos informações sobre o cenário do turismo, autoavaliação de promoção e comercialização do turismo no meio rural, atrativo turístico para comercialização, marketing, mercado turístico, rede de distribuição do turismo, estratégia de promoção e comercialização, processo de vendas, plano de promoção e comercialização.
24-11-2014