A Defesa Civil da Prefeitura de Valinhos foi certificada pela ONU (Organização das Nações Unidas) pela participação no curso ‘Gerir o Risco, Guiar a Mudança: Redução do Risco de Desastres no Quadro dos Processos de Desenvolvimento Local’. O certificado foi recebido pelo diretor do órgão municipal, Edilson Bruscalin.
O curso foi promovido pela ONU em Campinas na semana passada com a participação de seis cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), entre elas Valinhos. As demais são Campinas, Itatiba, Amparo, Indaiatuba e Vinhedo.
Os seis municípios foram certificados pela ONU como modelo na construção de boas práticas para redução de riscos e desastres, o que significa que estão preparados para o atendimento em situações de um desastre natural, minimizando os riscos e perdas para a população.
Além dos representantes das Defesas Civis, participou um grupo formado por 30 técnicos de diversos países que falam português, entre eles africanos que tem o idioma como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, além de Portugal e Costa Rica.
“Esta capacitação foi uma experiência de extrema importância, pois foi possível conhecer estratégias diversificadas adotadas em vários países que podemos colocar em prática de acordo com as futuras necessidades”, disse Bruscalin.
O treinamento contou com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, do Escritório das Nações Unidas para a Redução dos Riscos de Desastres (UNISDR) e da Facamp (Faculdades de Campinas).
19-11-2014