Prejuízos são sentidos na saúde e meio ambiente
A Defesa Civil de Valinhos registrou aumento de 20% em queimadas nesta Operação Estiagem. As principais ocorrências aconteceram na região do São Bento do Recreio e Espírito Santo, inclusive com a presença do Corpo de Bombeiros. A operação encerra no dia 30 de setembro.
O órgão divulgou um balanço parcial da campanha, que começou em maio. Para coibir as queimadas, a Defesa Civil intensificou sua divulgação nos meios de comunicação, reforçando os prejuízos sofridos pelo meio ambiente e para a saúde.
Segundo o diretor do Departamento de Coordenadoria de Defesa Civil, Israel Andreoli, colocar fogo no mato também é enquadrado como infração. “O Código de Posturas proíbe o sistema de queimadas para limpeza de terrenos, ficando a pessoa infratora sujeita às penalidades da lei”, acrescentou.
Seca – A Operação Estiagem tem como objetivo a conscientização e a prevenção de eventuais situações típicas do período de seca. Durante a campanha são distribuídos panfletos e folders na área central, além de divulgações nos meios de comunicação.
A ação contará com a participação de todas as secretarias, uma vez que estão inseridas na SIMPDEC (Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil) do município. Assim como o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), Corpo de Bombeiros e Cetesb.