Como parte do projeto de melhoria constante da infraestrutura urbana e da malha viária de Valinhos, especialmente em locais com elevado fluxo de veículos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, vai asfaltar um trecho de 343 metros da Rua Itália, entre a Avenida Onze de Agosto e a Rua Treze de Maio.
Os trabalhos começam na segunda-feira, 20, têm duração prevista de cinco dias e serão realizados em três etapas, para causar o menor impacto possível no trânsito desta que é uma das principais artérias do Centro, onde funcionam três escolas, comércios, clínicas, além de ser importante via de acesso a bairros.
A obra está orçada em R$ 140.933,68, com recursos provenientes de convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) e será realizada por empresa vencedora de licitação pública. O projeto aprovado será desenvolvido em três fases: regularização dos paralelepípedos em toda a extensão da via, reperfilamento com concreto betuminoso e acabamento com uma capa asfáltica.
“Decidimos cobrir com asfalto a rua para proteger a rede de água, de telefonia e as galerias de esgoto, que com o tempo acabavam comprimidas, aumentando os riscos de rompimento. Além disso, a via volta a oferecer melhores condições de tráfego e de segurança, porque o piso irregular exige mais atenção, principalmente nas frenagens em dias de chuva”, afirma o secretário de Obras e Serviços Públicos, Eliseu Dias.
Já na próxima semana, a Secretaria de Transportes e Trânsito vai instalar faixas com orientações a pedestres e motoristas que se utilizam da via no dia a dia, para alertar sobre o início das obras e os cuidados, já que o estacionamento será proibido na rua para a execução dos trabalhos.
De acordo com o projeto, deve ser interditado em três trechos: primeiramente entre a Avenida Onze de Agosto e a Rua Ana Leonízia do Amaral Camargo; depois, entre essa via e a Rua Silvio Concon; e, finalmente, da Silvio Concon e a Rua Treze de Maio.
Agentes do Trânsito da Secretaria de Transportes e Trânsito vão acompanhar os trabalhos, para orientar motoristas, assim como fiscais da Secretaria de Obras, que acompanharão a execução do projeto de acordo com o cronograma. “Pretendemos causar o menor impacto possível na rua, que tem comércios e escolas e serve de acesso ao Centro”, finaliza Eliseu.
13-10-2014