Dando sequência à programação de cursos de capacitação profissional e geração de renda, o Fundo Social de Solidariedade de Valinhos iniciou novas turmas dos cursos de Auxiliar de Cabeleireiro e Padaria Artesanal, atendendo mais 25 pessoas.
Segundo a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Sueli Machado, os cursos são destinados a moradores de Valinhos em situação de vulnerabilidade social. “A capacitação profissional é a melhor forma de inclusão econômica e social, e muitas das pessoas que passaram por nossos cursos já estão trabalhando em casa ou fora e ajudando a aumentar a renda familiar”, contou.
Atendendo 10 pessoas, a segunda turma do curso de Auxiliar de Cabeleireiro teve início nesta segunda-feira (6), com aulas as terças e quartas-feiras, das 18 às 21h20, na sede do Fundo Social. A duração do curso é de dois meses.
Já com 15 alunos, a nova turma do curso de Padaria Artesanal começou no último dia 23 de setembro. As aulas são as terças-feiras, das 13 às 17 horas, na cozinha industrial do Fundo Social, localizada na Rua Itália, 267. A duração do curso é de um mês.
Os dois cursos são promovidos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado, que forneceu equipamentos e capacitou os monitores. “É uma parceria importante que possibilita ampliarmos nossas ações na área de geração de renda”, destacou Sueli Machado.
Outros cursos – Além dessas novas turmas, o Fundo Social de Solidariedade dá andamento aos cursos Confeitaria de Bolos e Corte e Costura, este último também em parceira com o Fundo Social de Solidariedade do Estado. “Todos os nossos cursos capacitam para profissões muito requisitadas pelo mercado”, informou Sueli Machado.
No curso de Corte e Costura, 12 alunos iniciaram a turma para aprender informações básicas sobre corte e costura, desde o manuseio da máquina de costura até a elaboração de moldes e confecção das peças. Este curso tem duração de quatro meses e é realizado as terças e quartas-feiras, das 13 às 17 horas, na sede do Fundo Social.
Ainda na área de alimentação, o Fundo Social de Solidariedade oferece o curso de Confeitaria de Bolos, as terças e quartas-feiras, das 8h30 às 11h30, na Cozinha Industrial. A turma é formada por 15 alunos. A duração é de três meses.
Com o objetivo de promover a inclusão digital de idosos, o Fundo Social está com duas turmas de Informática Básica. As aulas são realizadas as terças e quartas-feiras com duas turmas das 14 às 15h30 e das 15h30 às 17 horas, na sede do Fundo Social. A formação tem duração de quatro meses, com orientação sobre manuseio do computador, uso da internet e programas de edição de texto e planilha eletrônica.
22-10-2014