Superação de limites. Garra e força de vontade. Muito suor, muita dedicação. É o que mostra o documentário ‘Jogo Cego’ sobre esportistas paralímpicos com deficiência visual. Entre os protagonistas, está o atleta paralímpico de natação André Meneghetti, que há um ano e meio treina com a equipe da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Valinhos.
Sobre a participação no filme, André Meneghetti (34 anos) destacou que espera que sua história, com todas as dificuldades que enfrenta, sirva de exemplo para outras pessoas. “O esporte é uma grande ferramenta social”, relata o atleta em ‘Jogo Cego’.
André Meneghetti perdeu a visão aos 13 anos. “Achei naquele momento que a vida tinha acabado, mas descobri depois que só estava começando”, conta também durante o filme.
Dirigido por Erick Monstavicius, ‘Jogo Cego’ é produzido pela Cinemátika Filme e tem patrocínio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A previsão de lançamento é para o primeiro semestre de 2015 nas redes de cinema do País. O teaser do filme pode ser acessado pelo link http://youtu.be/5ezaC9alJBs.
Olimpíadas - Ganhador de 27 medalhas internacionais e 8º lugar na final das Olimpíadas de 2004, em Atenas, André Meneghetti tem como meta atual disputar a Paralimpíadas do Rio, 2016. “É um caminho difícil, mas estou fazendo o possível para chegar lá”, disse o atleta paraolímpico, que compete nas modalidades borboleta e crow.
André Meneghetti treina regularmente com o técnico de natação da Secretaria de Esportes e Lazer de Valinhos, Marcelo Lima. “O André está treinando bastante para conseguir o índice que garanta uma vaga na Paralimpíadas do Rio 2016 e tem grandes chances”, contou o técnico.
Morador de Campinas, André Meneghetti disse que treina em Valinhos pela estrutura técnica e física oferecida pelo município. Totalmente envolvido com a natação do município, atualmente ele é presidente da Associação de Natação de Valinhos.