Pela segunda vez em Valinhos, o serviço móvel do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que estará na cidade até esta sexta-feira (26), tem recebido dezenas de adeptos. São cidadãos que sonham em abrir a própria empresa e micro e pequenos empreendedores que aproveitam a oportunidade para esclarecer dúvidas e buscar informações e dicas para tornar os negócios mais prósperos.
Estacionada desde esta segunda-feira (22) em locais abertos ao público, a van é equipada com televisão, computadores, acesso à internet, material informativo, e conta com a presença de agentes e analistas de negócios do Sebrae que orientam, gratuitamente, como atuar na gestão ou na criação de uma empresa de forma segura e bem planejada.
Depois de ficar três dias em frente à Prefeitura, o serviço estará disponibilizado das 10 às 16 horas nestas quinta e sexta-feiras, dias 25 e 26, no Largo São Sebastião. Os interessados devem levar documentos de identificação como RG, CPF e comprovante de endereço.
Aprovação - A ação foi elogiada por quem procurou o serviço, principalmente pela facilidade de acesso e qualidade no atendimento, oferecido em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Fazenda.
A cabeleireira Maria Vanda Lopes de Oliveira, 43 anos, tem certeza que escolheu bem a área, há cerca de um ano, depois de passar por vários empregos e em diversos segmentos, até se capacitar para a nova profissão.
“Já atuo em um salão, mas quero abrir o meu próprio negócio. Quando soube deste serviço do Sebrae Móvel fiz questão de comparecer e tirar minhas dúvidas. Também quis saber sobre novos cursos dentro do segmento de gerenciamento, pois quero fazer a diferença neste ramo, que é bem competitivo. O agente me deu boas dicas e me incentivou ao crescimento”, disse.
O advogado e corretor de imóveis Melquizedeque Benedito Alves, de 46 anos, pretende abrir uma imobiliária e também buscou o serviço móvel para mais informações. “Achei muito boa a dica do analista que falou sobre aplicativos na internet que poderão ajudar a divulgar meu trabalho e buscar mais clientes e produtos por meio de um plano de marketing”, destacou.
Nos três primeiros dias do serviço móvel, cerca de 50 pessoas procuraram as orientações. O analista de negócios do Escritório Regional do Sebrae de Campinas, Bruno Santos, conta que a maior parte não tem empresa formalizada, mas quer regularizar a situação e se estruturar sem riscos. “Cerca de 50% das micro e pequenas empresas acabam fechando as portas com cerca de dois anos e meio de funcionamento. Na ânsia de ganhar mais dinheiro, muitos empreendedores não têm um planejamento adequado, essencial para a consolidação de qualquer negócio”.
Segundo o gestor do Posto de Atendimento do Sebrae, em Valinhos, Reginaldo Aparecido de Oliveira, o atendimento por meio do serviço móvel tem crescido na região. “Valinhos tem superado nossas expectativas pela grande procura. O apoio da Prefeitura também tem sido importante para a divulgação desta nova forma de levar mais conhecimento à população e estimular a abertura de novas empresas”, destacou.
Apoio - As micro e pequenas empresas têm recebido atenção especial do Governo Municipal para o fomento e inovação do desenvolvimento local. “Elas representam 90% da economia do país, tanto na geração de emprego como também na importância para o desenvolvimento social e econômico. Em Valinhos, por determinação do prefeito Clayton Machado, fazemos um trabalho de incentivo e acolhimento a este segmento com o objetivo de que o setor se mantenha sempre ativo, fortalecendo a economia no município”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Barduchi.