Preocupados com a preservação da natureza, nesta quarta-feira (17) diversos moradores retiraram mudas de árvores nativas no primeiro dia de distribuição promovido pela Prefeitura de Valinhos em comemoração ao Dia da Árvore (21).
A atividade prossegue até esta sexta-feira (19), em frente ao Paço Municipal. Na quinta-feira (17 e 18), o fornecimento será das 8 às 11 horas e das 13 às 15h30. Já na sexta-feira (19), ocorrerá das 8 às 11 horas.
Segundo funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, no primeiro dia foram entregues perto de 150 mudas. As mais procuradas foram jacarandá e canelinha, além das frutíferas araçá e pitanga.
São mais de 2 mil mudas disponíveis, numa parceria entre a Prefeitura de Valinhos e o Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A
orientação é para as mudas nativas serem plantadas em áreas degradadas ou de mata ciliar, localizadas em propriedades particulares. Para a retirada, as pessoas deverão preencher uma ficha com nome e endereço.
“É uma forma de chamar a atenção da população, no Dia da Árvore, sobre a importância das espécies para saúde do solo, qualidade do ar, manutenção da biodiversidade, embelezamento natural, entre outros aspectos”, destacou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Eliseu Dias.
Depoimentos – A professora aposentada, Virginia Tordin Stenico, juntamente com a neta Flora, aproveitou para pegar mudas de araçá e pitanga para reflorestar sua chácara localizada no Parque Valinhos. Disse que escolheu mudas frutíferas para atrair pássaros. “Precisamos de mais verde e cuidar da natureza”, ressaltou. Já a neta lembrou que “as árvores deixam o ar mais puro”.
A funcionária pública, Rosângela Fátima Pimenta, retirou uma muda de pitanga para plantar em sua chácara no bairro Alpinas. Ela elogiou a iniciativa da Prefeitura de comemorar o Dia da Árvore com a distribuição de mudas. “Precisamos plantar mais árvores”, concluiu.