O uso inadequado de agrotóxicos no combate às pragas da agricultura ou a destinação incorreta das embalagens vazias causam intoxicações à população e danos ao meio ambiente. Dentro desta realidade, a Prefeitura de Valinhos recolheu mais de 6.000 embalagens vazias de agrotóxicos e 2 mil sacos não laváveis.
A ação foi realizada no Macuco e abriu, nesta quarta-feira, 27, a primeira edição da 'Semana do Agricultor'. Os trabalhos contaram também com o apoio da Adiaesp (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de SP), que atuou em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Departamento de Agricultura.
Durante a manhã, produtores e trabalhadores rurais tiveram a oportunidade de participar de palestras sobre 'Boas Práticas Agrícolas' e 'Uso de EPI', ministradas pela Syngenta. O palestrante Robson Greger reforçou aos agricultores o uso correto dos agrotóxicos, manuseio, lavagem e descarte dos mesmos, além da importância do uso dos EPI's (Equipamentos de Proteção Individual), para diminuição da exposição do organismo à contaminações.
João Waldemar Bordrin, de 71 anos, tradicional produtor do município considerou as palestras muito "interessantes, e esclarecedoras". Segundo ele, "foi ótimo ter este Programa de Governo, as palestras foram muito proveitosas para todos nós agricultores, assim como a Programa Ação Saúde que disponibilizou uma série de serviços de saúde a esta região rural", destacou.
A agricultora Nobuko Torin, 74 anos, também frisou o quanto estas palestras são importantes para reforçar o uso de EPI's e os cuidados com a segurança. De acordo com a legislação, os agricultores devem devolver os recipientes vazios, com a tríplice lavagem, ao estabelecimento comercial fornecedor. Porém, muitos agricultores familiares têm dificuldade para transportar as embalagens.
Para facilitar a entrega, além de contêineres, estavam na Associação Nipo Brasileira, dois caminhões da Prefeitura. Além disso a Syngenta realizou sorteio de brindes aos agricultores presentes.
Ainda nesta sexta-feira (29), a Semana do Agricultor segue com palestra, a partir das 8 horas, sobre 'Nematóides', com o pesquisador Roberto Kubo, do Instituto Biológico, encerrando as atividades.
COLETA EM VALINHOS - Valinhos possui um ponto fixo de coleta de embalagens de agrotóxicos, o único da região, localizado na Rodovia D. Pedro, km 22 (antigo aterro sanitário).
Os produtores que possuem muitas embalagens e têm condições de transportá-las, devem levar diretamente a esse ponto, que abre duas vezes por semana: segundas e sextas-feiras, das 7h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas. De lá, as embalagens são transportadas ao aterro sanitário, em local específico para embalagens.