Um grupo de monitores e monitoras da empresa Sou Valinhos recebeu, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos, uma série de orientações sobre primeiros socorros e aspectos comportamentais. O treinamento, ocorrido na manhã de sábado (3), também abordou o abandono de incapaz, com responsabilização criminal.
A capacitação, sob a orientação do subcomandante da GCM de Valinhos, Sidnei Aureliano Madeira, trouxe diversas informações. “Foram informações de como os profissionais poderão reagir caso deparem com situações envolvendo acidentes automobilísticos, casos clínicos como desmaio, epilepsia, engasgo, parada respiratória e enfarto, sangramentos entre outras situações”, exemplificou o subcomandante.
Outro tópico debatido também foi sobre o abandono de incapaz por quem está responsável pelo menor. “Os pais que deixam os menores sozinhos ou os profissionais de coletivos ou peruas escolares poderão ser indiciados criminalmente, caso caracterize o abandono de incapaz”, acrescentou.
Fiscalização - Na noite da última sexta-feira (2), componentes da GCM de Valinhos e agentes da Secretaria da Fazenda estiveram averiguando alguns estabelecimentos comerciais e praças públicas de diversos bairros da cidade. “A intenção da fiscalização é coibir e deter indivíduos com armas, drogas, procurados da justiça e ainda atender algumas determinações direcionadas pelo Ministério Público”, explicou o superintendente da GCM, Israel Andreoli.
A fiscalização serviu ainda para atender solicitações da Câmara Municipal referente às denúncias de perturbações do sossego alheio, uso e tráfico de drogas e também verificar o cumprimento das normas pelos estabelecimentos comerciais, como alvarás de funcionamento em dia.