A prova teórica para os músicos interessados em fazer parte da Orquestra Municipal Jazz Sinfônica de Valinhos foi realizada no último sábado (14), no Centro Cultural Vicente Musselli, com a participação de 253 candidatos para um total de 31 vagas, distribuídas em 18 instrumentos musicais.
O número de candidatos inscritos superou as expectativas da Secretaria da Cultura. “Os músicos estão apostando no projeto de formação da Orquestra Municipal Jazz Sinfônica de Valinhos”, disse o integrante da comissão de avaliação dos músicos, Roberto Bianchin Barbarini. Os candidatos inscritos são do município, da região e até de cidades mais distantes, como Tatuí, Piracicaba e Sorocaba.
A avaliação classificou 89 músicos, de diversos instrumentos, que passarão ainda por prova prática e contagem de títulos (que avalia a formação e o currículo do músico). A prova teórica teve 30 questões, que aferiram o conhecimento dos músicos para a participação em uma orquestra, com duração de 1h30.
O gabarito da prova e a relação dos candidatos aprovados para a segunda fase (prova prática) foi publicada nos Atos Oficiais da Prefeitura de Valinhos desta terça-feira (17), que pode ser acessado pelo site www.valinhos.sp.gov.br.
Em virtude do grande número de inscritos e adequações técnicas necessárias para a realização das provas práticas, as datas, horários e locais das mesmas serão publicados nos Atos Oficiais do próximo dia 24.
Na prova prática, os músicos de instrumentos sinfônicos deverão apresentar uma peça erudita e uma popular, divulgadas previamente, e outra peça de leitura à primeira vista. Já músicos de sessão rítmica (piano, guitarra, contrabaixo elétrico, bateria e percussão) deverão executar duas peças de caráter popular, também informadas antecipadamente, e outra peça de leitura à primeira vista. A prova terá duração de 15 minutos.
Estão abertas vagas para:
6 violinistas
2 violistas
2 violoncelistas
1 contrabaixista
2 flautistas
2 clarinetistas
1 saxofonista alto
2 saxofonistas tenores
1 saxofonista barítono
2 trompetistas
1 trombonista tenor
2 trombonistas baixo
2 trompistas
1 pianista/tecladista
1 guitarrista/violonista
1 contrabaixista elétrico/acústico
1 baterista
1 percussionista.
Os integrantes da Orquestra Municipal Jazz Sinfônica de Valinhos receberão um auxílio financeiro mensal de 5,7 Unidades Fiscais do Município de Valinhos, que atualmente está em R$ 166,98, o que dá um total de cerca de R$ 950.
A orquestra - A criação da Orquestra Jazz Sinfônica foi feita pela Lei nº 5.525, publicada nos Atos Oficias no dia 20 de fevereiro. O corpo musical será eclético, com abordagem variada de estilos, do erudito ao popular, em apresentações na cidade e região.
A orquestra terá como regente o músico Marcelo Santos, de 41 anos, que foi selecionado em audição pública com a participação de 11 candidatos. Marcelo integra a comissão que fará a seleção dos 31 músicos instrumentistas da orquestra.
A comissão de avaliação conta atualmente com a participação de Roberto Bianchin Barbarini, Rone Cesar Moreira, José Luís Rivero Toledo Santos e Albano José Lopes Sales.