Na 1ª etapa da Copa Paulista de Biribol, sediada por Valinhos no último sábado (21), foram realizados 15 jogos, em sua maioria decidida no tie break. Torneio considerado de alto nível, os campeão e vice - os times de Jundiaí e Sumaré, respectivamente - saíram do grupo de Valinhos.
Participaram desta fase, as cidades de Jundiaí, Lençóis Paulista, Bauru, Americana, Praia Grande e Sumaré, além de Valinhos. As equipes foram divididas em dois grupos e os dois melhores na fase classificatória passaram para as semifinais, fazendo posteriormente a final.
“A equipe de Valinhos ao participar do torneio objetivou melhorar seu entrosamento, visando aos Jogos Regionais, que serão realizados em julho”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo Paulo Ribeiro, o Big. Segundo ele, a maioria dos jogos teve três sets e com duração, em média, de 35 a 50 minutos cada um. “A maioria decidida no tie break”, resumiu.
Valinhos sofreu três derrotas. Jogou contra Lençóis Paulista, com resultado 2x1; Jundiaí ficou em 2x0; e contra Sumaré foi placar semelhante a Jundiaí. A composição da equipe valinhense, com os atletas Marcos, Fábio, Éric, Valério, Renato e José Carlos, é nova. “Neste torneio tem equipes com mais de 10 anos em disputas de jogos de Biribol”, lembrou o secretário.
A final foi feita por dois times da chave da Valinhos, sagrando-se campeão o time de Jundiaí sobre Sumaré. Com três sets, foram parciais de 21x17 para Jundiaí; já no segundo Sumaré levou a melhor com 21x16; e encerrou com Jundiaí com 21x18. O evento contou com apoio voluntário da Lets Academia e Hortifruti Fartura.
O torneio faz parte da agenda preparatória da equipe para os Jogos Regionais do Interior, que acontecerão em julho. A próxima etapa da Copa Paulista de Biribol ocorrerá em junho, em Americana.
Esporte - O Biribol, conhecido como vôlei de piscina, é um esporte aquático, praticado dentro de uma piscina de fibra ou vinil, muito semelhante ao voleibol. A modalidade foi instituída no município de Birigui, interior de São Paulo, no ano de 1968, pelo professor e empresário Dario Miguel Pedro.
Além da Copa Brasil de Biribol, o esporte desde 2001 foi incluído nos jogos regionais e nos Jogos Abertos do Interior do Estado de São Paulo.
Composição das duas chaves na etapa valinhense:
Grupo A: Lençóis Paulista A, Americana, Praia Grande e Bauru
Grupo B: Lençóis Paulista B, Sumaré, Jundiaí e Valinhos