Estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Ajustador Mecânico oferecidos gratuitamente pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).
Podem participar estudantes do ensino médio matriculados em escola pública e trabalhadores ou beneficiários de programas de transferência de renda.
O curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão com duração de 200 horas dispõe de 20 vagas e está previsto para o período de 1º de setembro a 17 de novembro, com aulas de segunda a sexta-feira, das 13h15 às 17h15. Para se inscrever é preciso ter entre 15 e 59 anos de idade e ter concluído o Ensino Fundamental.
O curso de Ajustador Mecânico com duração de 160 horas dispõe de 16 vagas e está previsto para o período de 2 de setembro a 11 de dezembro, com aulas de terça a sexta-feira, das 18h50 às 21h50. Para se inscrever é preciso ter entre 15 e 59 anos e ter concluído a 6ª série do Ensino Fundamental.
As inscrições para vagas remanescentes podem ser feitas a partir de 27 de agosto (Eletricista) e 28 de agosto (Ajustador) no site http://pronatec.mec.gov.br
Após a inscrição os interessados deverão comparecer obrigatoriamente no SENAI Valinhos munidos de CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Registro Geral) e um comprovante de residência.
Os cursos serão ministrados pelo SENAI, unidade Valinhos, parceiro do Governo Federal no programa. Para estudar, o beneficiário receberá assistência estudantil, material didático e uniforme. Ao final do curso, os participantes receberão certificado de qualificação profissional do SENAI.
O programa tem por objetivo ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho dos beneficiários de programas federais de transferência de renda por meio do incremento da formação e qualificação profissional. Os cursos são custeados pelo Governo Federal e disponibilizados pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).