11 AGO 2014
Em comemoração ao mês dos pais, Prefeitura traz Sinfônica de Campinas

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas retorna a Valinhos no dia 16 de agosto, às 20 horas, no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) 'Adoniran Barbosa'. O concerto, que marcará as comemorações do mês de homenagem aos pais, terá a regência do maestro convidado Leandro Carvalho, que é considerado um dos mais proeminentes maestros brasileiros da nova geração.

Apontado como um dos dez artistas de maior importância na última década na música de orquestra no Brasil pela revista 'Viva Música!', uma das principais publicações do setor, Leandro Carvalho é um dos fundadores da 'Orquestra do Estado de Mato Grosso' e seu atual diretor artístico e regente principal.

A apresentação em Valinhos faz parte da nova fase da Turnê 'Sinfônica de Campinas Visita a RMC'. O programa trará ao público de Valinhos obras de um dos mais importantes compositores europeus, o russo Tchaikovsky, representando a música do século 19, além de composição dos brasileiros Cyro Pereira e Tiago Costa, em alusão aos séculos 20 e 21.

O concerto abre com 'Polonaise' (polonesa), da ópera Eugene Onegin, de Piotr Ilitch Tchaikovsky. Este estilo musical atualmente na Polônia ainda é considerado como música para cerimônias de gala. Equivale-se, no Brasil, às danças de abertura dos bailes de formatura ou de debutante.

O programa terminará em alto astral com obras de dois brasileiros de destaque: 'Caymminiana', que é uma coletânea das obras de Dorival Caymmi, e 'Só Sambas', um pout-pourri dos sambas mais conhecidos do grande público, com arranjos de Cyro Pereira, além da 'Suíte de Frevos', do jovem compositor Tiago Costa.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, a escolha do CACC para apresentação da Sinfônica foi feita com o objetivo de popularizar a Orquestra. "O programa municipal deverá contemplar aspectos educacionais, estímulo à composição, iniciação à música e democratização do acesso aos clássicos", informa Ventura, que ainda convida pais e familiares a prestigiarem o evento, especialmente promovido pela Prefeitura para assinalar as comemorações destinadas aos pais. Informações pelo telefone 3849-0786.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Tchaikovsky: 'Polonaise' (Eugene Onegin)

Tchaikovsky: 'Romeo & Julieta' - Abertura-Fantasia

Cyro Pereira: 'Caymminiana'