A Prefeitura de Valinhos anunciou nesta semana que está abrindo licitação pública para a reforma do Espaço Multiuso Flávio de Carvalho, localizado na Avenida Joaquim Alves Corrêa, 4.033, no Jardim Santo Antônio. O prédio não passa por obras há mais de 10 anos e o resultado é bem visível: buracos no piso de madeira nas salas de dança e também em diversos pontos do forro e em algumas paredes.
O Espaço Multiuso possui aproximadamente 800 metros quadrados de áreas, distribuídos em oito salas de aula. A unidade atende gratuitamente 2 mil alunos com aulas de balé, dança contemporânea, flamenco, capoeira, desenho artístico, teatro, pintura em tela e artesanato.
A reforma do Espaço Multiuso está orçada em R$ 200 mil e vai ser custeada com recursos municipais. A previsão para o início dos trabalhos é de 120 dias, e o prazo para o término das obras é até o final do ano.
O secretário da Cultura, Rodrigo Paulo Ribeiro Big, disse que a melhoria é de extrema importância, pois vai oferecer mais qualidade às aulas para os monitores e os alunos. “Nossa prioridade neste momento é readequar os espaços e, a partir do próximo ano letivo, ampliar a oferta de vagas e também os cursos oferecidos”, complementou o secretário.
Segundo Big, as obras no Espaço Multiuso vão abranger a troca dos pisos de madeira por pisos flutuantes com sistema de amortecimento. “É um piso resistente para assegurar a saúde muscular, ampliar o desempenho e a execução dos exercícios de dança e teatro”, explicou o secretário.
O forro em placas de gesso, que estão se soltando e caindo, será substituído por material em PVC, que é bastante utilizado nas construções modernas. “Este revestimento plástico é excelente para fazer o isolamento térmico e acústico do ambiente e dura por anos sem haver necessidade de manutenção e pintura”, explicou.
Já o sistema de iluminação será substituído por lâmpadas LED, que proporcionam economia de energia, além de ter uma vida útil mais longa. As melhorias atingirão ainda as partes externas, com a reforma do piso para a retirada de umidade, e uma revitalização da fachada do prédio, além da colocação de calhas e pintura geral.
Segundo o secretário, também está prevista a instalação de ar condicionado em todas as salas de aula.
Centro Cultural
O Espaço Multiuso faz par com o Centro Cultural Vicente Musselli, que fica na Rua Itália, 267, e atende mais de 500 alunos nas áreas de música, com cursos de flauta, saxofone, acordeão, violino, coral, técnica vocal, teclado, violão clássico, violão popular e cavaquinho.