O prédio da Unidade Básica de Saúde do bairro Reforma Agrária, em Valinhos, será entregue nesta sexta-feira (27). A UBS foi totalmente reformada desde maio e voltará a funcionar dentro de uma semana, após o retorno dos móveis e equipamentos. Neste período em que ficou fechada, os usuários do posto foram atendidos na UBS do Macuco, que fica na região.
Segundo a Secretaria da Saúde, a obra na unidade incluiu a reforma completa do telhado, com troca do madeiramento e telhas; instalação de uma sala para inalação e para depósito de produtos de limpeza; reforma dos banheiros com troca do piso, vaso sanitário e pia; manutenção da parte elétrica (instalação de lâmpadas LED) e hidráulica; troca do piso; pintura interna e externa; e construção de rampa de acesso para cadeirante.
A enfermeira Joyci Lara Godoi dos Santos, que coordena a UBS da Reforma Agrária há cinco anos, disse que a reforma do prédio vinha sendo reivindicada há muitos anos. “O sentimento que tínhamos era de abandono, pois o prédio não oferecia condições de trabalho, chovia dentro e o piso estava soltando e não podia ser lavado por causa de infiltração de água”, contou.
Para Joyci, a reforma representa “um sonho realizado, tanto para os munícipes como para os servidores, que agora têm um espaço mais digno e confortável”. A UBS do Reforma Agrária, inaugurada em 1980, é a primeira unidade do município.
A unidade atende ao mês uma média de 150 consultas, entre as áreas de pediatria, ginecologia, clínica médica e odontológica, além de realizar 420 procedimentos de enfermagem, como vacinação, aferição da pressão arterial, curativo, coleta de exames. A UBS tem dez funcionários, entre médicos, dentista, enfermeiros, pessoal da recepção e limpeza.