Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de nove escolas municipais assistirão à peça “Cadê o Amor que Estava Aqui?”, uma parceria entre a Prefeitura de Valinhos e a Concessionária AutoBAn, que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes. O espetáculo será exibido no plenário da Câmara Municipal, no dia 22, às 9h e 14h30. O objetivo da peça é estimular o trabalho coletivo, visando mudanças sociais.
A peça faz parte do “Projeto Circulação – Cadê o Amor que Estava Aqui?”, do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), por meio do Programa Caminhos para Cidadania. Apoiada pelas Secretarias da Educação e Mobilidade Urbana, a proposta pedagógica da peça é estimular as qualidades do cidadão em prol de mudanças sociais, utilizando o lúdico num trabalho coletivo.
“Estas mudanças serão sentidas nas pequenas atitudes de futuros cidadãos, sejam motoristas ou pedestres”, exemplifica o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Haddad Andrino.
Peça
O espetáculo conta as experiências de um dedicado professor deficiente visual que luta por um mundo melhor, formando cidadãos conscientes.
Ele decide promover uma atividade em sala de aula. Cada aluno deve trazer uma nova ideia para construir um país mais justo e unido e propõe uma campanha: Cadê o amor que estava aqui?
Os alunos aprendem sobre preservação da natureza, cidadania, inclusão e diversidade. Concluem que são maiores as descobertas quando os valores individuais são trabalhados em grupo e que força de vontade, aliada a pequenas atitudes, pode mudar um planeta.
As escolas que não foram incluídas na programação deste ano, serão atendidas na próxima edição. Escolas participantes:
EMEB Profª Alice Sulli Nonato
EMEB Dom Bosco
EMEB Horácio de Salles Cunha
EMEB Padre Leopoldo P. Van Liempt
EMEB Gov André Franco Montoro
EMEB Vice-Prefeito Antônio Mamoni
EMEB Cecília Meireles
EMEB Jorge Bierrenbach de Castro
EMEB Luiz Antoniazzi