A duplicação da rede adutora de água bruta do Rio Atibaia para a Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no Jardim Pinheiros, em Valinhos, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (30). A obra vai aumentar a capacidade de tratamento de água em 17%. A capacidade de captação de água bruta era de até 230 litros por segundo e vai subir para 270 litros de água por segundo.
Participaram da inauguração o prefeito Orestes Previtale, a vice-prefeita Laís Helena, o presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (Daev), Pedro Inácio Medeiros, secretários e vereadores.
"É uma obra extremamente importante, que não é visível, mas dá suporte para o desenvolvimento de Valinhos. Nós retomamos esse projeto, que ficou parado na gestão anterior, assim como outras obras que estavam paradas e que estamos concluindo", disse Orestes. “Essa obra é sinônimo de cuidado com a nossa água e cuidado com a saúde da nossa população", afirmou.
Segundo ele, várias ações estão acontecendo no município para garantir tranquilidade aos moradores em relação ao abastecimento de água, como a construção do novo poço de água profunda do Vale Verde. "Por muito tempo os moradores do Vale Verde tiveram problema de falta de água e agora não têm mais", explicou.
Medeiros agradeceu os funcionários do Daev e também o prefeito. "O Daev é uma autarquia, mas precisa do apoio do prefeito e temos tido esse apoio", comentou. “O Daev tem trabalhado muito para melhorar o serviço de saneamento que oferece a população, água tratada e esgoto", acrescentou.
Foram entregues na quinta-feira 2,2 mil metros de adutora de água bruta e 940 metros de adutora de água tratada. A obra teve início na Rua Valmir Antônio Capelari, próximo à Escola Estadual Adoniran Barbosa, no bairro Fonte Nova, chegando à ETA (Estação de Tratamento de Água) II.
O custo total da obra é de R$ 2.058.730,39. A duplicação da adutora beneficiará diretamente mais de 10 mil habitantes. O Daev está executando ainda 940 metros de rede de distribuição de água tratada entre a Avenida Altino Gouveia e a ETA II.
Veja vídeo: