O programa Quarta É Feira, criado para incentivar a produção rural e promover a agricultura familiar de Valinhos, completa um ano esta semana. Para celebra a data, os agriculotres vão promover sorteios de brindes e de produtos frescos na edição desta semana, na quarta-feira (19), no CACC Adoniran Barbosa. Haverá ainda apresentação musical com a dupla Marcelo e Moreno.
O Quarta É Feira começou em 20 de setembro do ano passado, com apoio da Casa da Agricultura de Valinhos, para manter a nova geração no campo. A produção dos sítios e chácaras da cidade é colocada à disposição da população, vendida diretamente por quem planta, por preços abaixo do mercado.
A preparação do programa durou seis meses. Os produtores rurais locais foram treinados para ser feirantes, com instruções de plantio e diversificação de culturas, padronização de bancas e uniformes, qualificação com curso de boas práticas de manipulação ministrados pela Vigilância Sanitária e outos cursos de aprimoramento.
Segundo o Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, já foram introduzidas duas turmas de produtores rurais. "Começamos com cerca de 20 bancas e hoje temos 30 bancas. Os produtores que hoje estão no quarta é feira já têm público cativo, muitos clientes preferenciais", disse a diretora Luciana Passos.
Segundo Luciana, para comemorar um ano de feira, os produtores farão sorteios de cestas de produtos frescos de cultivo próprio. Para participar, é preciso fazer compra mínima de R$ 5,00. O consumidor recebe um cupom, preenche e concorre aos brindes.
Sempre às quartas
Todas as quartas-feiras, o feirão acontece entre 18h e 22h. A ideia é aumentar o rendimento dos produtores de Valinhos criando um espaço para comercialização dos cultivos locais e incentivando a diversificação da produção de alimentos. “O importante é ter várias culturas, para que o agricultor não fique à mercê de apenas uma espécie”, disse Luciana.
“Esse é um programa especial para Valinhos. Além de incentivar a produção rural e a agricultura familiar, permite que a população adquira produtos de qualidade direto do produtor. Todos saem ganhando”, disse o prefeito Orestes Previtale.