A escultura "O Guardião de Gaia", produzida pelo artista plástico Renato Castro, é um dos grandes destaques do projeto ambiental "Viver Valinhos" em 2014. "A obra é uma forma de reflexão sobre o que nós seres humanos estamos fazendo com o nosso Planeta que é nossa morada, nosso alimento, nossa vida", se pronunciou o criador em seu blog.
Com centenas de comentários elogiosos por quem passa e admira a escultura, o artista explica o significado da obra. "O 'Guardião' tem o intuito de proteger e o 'Gaia', simboliza a mãe terra como um organismo vivo em sua plenitude. Todo o corpo foi feito com sucatas e cerâmica Raku, transmitindo a proposta da reciclagem", destacou.
"O rosto feito de cerâmica simboliza o Planeta Terra, onde há uma lágrima que escorre de seu rosto, trazendo a tristeza das devastações desenfreadas que causamos em nossas florestas, matanças de nossos animais e poluições em nossos rios, solo e ar", detalhou Renato Castro.
O artista plástico ainda acrescenta que a mão de cerâmica pintada de verde traz a ele a lembrança de um ditado antigo que ouvia de sua avó: "Quando uma pessoa tem a mão boa para plantar, ela tem a mão verde", recorda.
Com uma vasta riqueza em detalhes, ele ainda explica outros detalhes que despertam a curiosidade do público: "Uma das pernas é de ave, que simboliza a fauna existente no Planeta. A Fênix que está em sua mão, simboliza a esperança ao renascimento num contexto de que mesmo com toda esta devastação que causamos no planeta ele ainda se regenera", disse.
Ainda segundo o artista, a serra transmite a ideia do homem que devasta. "A planta dentro do Guardião é a base da vida, sendo o tronco a espinha dorsal e as folhas o pulmão. A asa da escultura simboliza a liberdade e o poder que temos de fazer novas escolhas para garantir um planeta saudável às futuras gerações", completou.
A escultura "O Guardião de Gaia" decora os jardins do Paço Municipal. A imagem é reproduzida à exaustão nas redes sociais, por moradores de Valinhos e visitantes de várias cidades da região. "Esta obra é linda. Digna de um artista tão completo. Parabéns, Renato Castro", destacou Valéria Cordeiro em sua página pessoal no Facebook.
Opinião semelhante tem Fernanda dos Santos Andrade: "Escultura linda e de profunda expressão", disse. Já a artista Ana Massara também comentou nas redes sociais: "Esta obra é linda e de uma pureza única, como o seu dono, o qual admiro muito. Sua magia me encantou", elogiou.
Prorrogação - Em atenção aos constantes pedidos da sociedade valinhense, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços decidiu prorrogar até o final de agosto o projeto "Viver Valinhos", que transforma materiais coletados durante a operação de limpeza pública "Cidade Limpa" em instalações artísticas, com a proposta de conscientizar sobre a importância do reaproveitamento na construção de uma cidade sustentável.
Lançado no dia 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), com a participação ativa da classe artística, o projeto seria mantido até o dia 20 de julho. Porém, com o grande volume de manifestações positivas, a Secretaria Municipal de Obras decidiu manter as instalações nos espaços públicos até o dia 31 de agosto.