A Prefeitura de Valinhos iniciou uma ação inédita com o objetivo de incentivar a posse responsável e encontrar um novo lar para os animais que estão no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A campanha "Quem quer um amigo levanta a mão!" leva à cidade, através das páginas da Imprensa Oficial do município, imagens e dados de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade.
Publicada pela primeira vez na última sexta-feira (edição 1406 da Imprensa Oficial do município de Valinhos), a nova campanha ganhou elogios de populares e também do vereador César Rocha, que é um dos defensores e pioneiros em projetos ligados a causa animal no município. "Trata-se de uma ação exemplar da Prefeitura de Valinhos, que certamente será seguida por outras cidades do Estado de São Paulo", enfatizou.
Na avaliação de César Rocha, existem quatro pilares da causa animal: adoção, castração, identificação e conscientização. "Em paralelo a esta realidade, esta nova página na Imprensa Oficial, idealizada pelo prefeito Clayton Machado, representa a conquista de um dos pilares mais importantes da causa animal, pois é a adoção que dá um lar para o cão ou o gato que muitas vezes é abandonado na rua", comenta.
A página especial da mídia oficial da Prefeitura de Valinhos também beneficiará as instituições que cuidam de animais abandonados. A nova campanha divulgará as feiras de adoção, que são realizadas periodicamente nos finais de semanas pela OPA (Organização de proteção animal), localizada em frente ao CAUE (Centro de Atendimento de Urgência e Especialidades), na Avenida dos Esportes próximo a Oficina 'Purguinha' e na Praça Brasil 500 anos em frente ao Pet Shop Tanakão (Feira 'Adota Valinhos').
Saiba mais - Cerca de 50 animais, entre cães e gatos, estão no CCZ e nas instituições de Valinhos à espera de uma família. São diversos animais, a maioria Sem Raça Definida (SRD), de pelagem curta, longa, filhotes, adultos, idosos, de todas as cores e que não os impedem de interagir e dar muito amor às pessoas.
O CCZ tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da adoção de cães e gatos, que traz benefícios para a relação entre as pessoas no ambiente familiar. A idéia é desenvolver nas pessoas o propósito de uma adoção mais consciente: "o processo de adoção responsável contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo agressões, acidentes de transito, maus tratos e crueldade contra os animais.
Para adotar é preciso ter mais de 18 anos de idade, levar um comprovante de residência e gostar de animais. A pessoa também passará por uma entrevista com funcionários do setor de adoção, assinará um termo de guarda responsável se comprometendo a zelar pela segurança do bicho.
Os adotantes recebem também informações importantes sobre guarda responsável e demais orientações sobre o animal, que são fornecidas por esses funcionários. No ato da adoção o animal será registrado em nome do adotante (que deve ser maior de idade). É necessário levar coleira e guia para adotar cães e caixa de transporte para adotar gatos.