Resultado de uma das conversas entre o prefeito Orestes Previtale com a população, na quarta audiência pública da série Diálogos Valinhos, o projeto esportivo desenvolvido pela comunidade na EMEB Jorge Bierrembach de Castro, no Parque das Colinas, ganha espaço próprio e parceria com a Secretaria de Esportes para oferecer aulas de muay thai, jiu Jitsu, judô, caratê e alongamento.
A proposta chegou ao prefeito através dos professores Leandro Crepaldi e Simone Ribeiro Coutinho. Crepaldi, professor de jiu Jitsu, e Simone, de muay thai, solicitaram autorização para usar o Centro Comunitário do bairro, onde antes funcionava a EMEB professor Mario Pires, ampliar o projeto e garantir que mais crianças e adolescentes possam ter acesso às aulas.
“Foi uma iniciativa louvável e que merece respaldo do nosso governo. O espaço está ocioso e, de outro lado, nossas crianças e adolescentes precisam de incentivo. Nada melhor que o esporte para proporcionar isso”, disse o prefeito.
A Secretaria de Esportes e Lazer e a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura deram início ao projeto de parceria. “Dessa breve e enriquecedora conversa nasceu um projeto social e esportivo inovador, que será chamado Centro Esportivo de Atividades Físicas e que estará sob o comando da Secretaria de Esportes e Lazer”, destacou o prefeito.
Segundo a secretária de Esporte e vice-prefeita, Lais Helena, o Termo de Responsabilidade foi assinado e o projeto já pode ser iniciado”, disse Laís. “Para a comunidade, será algo de grande valor e uma iniciativa inédita para a Secretaria de Esportes", afirmou.
A secretária explicou que o uso do local tem regras e responsabilidades, pois já houve conflitos de vizinhança. “A limpeza, manutenção, aglomeração na entrada, barulho que incomodem os vizinhos, enfim, tudo isso está definido no Termo de Responsabilidade. Além disso, se trata de um espaço público multiuso e que também precisa acolher outros eventos da comunidade”, disse.
Segundo Laís, a intenção é criar no espaço o Centro Esportivo de Atividades Cívicas, com aulas de muay thai e jiu jitsu, e também aulas de alongamento, judô e caratê oferecidas pela Secretaria de Esportes e Lazer, que também tem a responsabilidade de coordenar o uso do espaço.
Para Crepaldi, o acordo com a Secretaria de Esportes é uma forma de ampliar o atendimento desse projeto social, em que as artes marciais são utilizadas como fator de integração. “Nosso projeto usa o esporte como fator de integração e disciplina de nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
Ainda segundo ele, nas aulas de muay thai, as mães de alunos que se interessarem poderão ter aula de condicionamento físico. “É uma oportunidade para elas, que vão até lá levar seus filhos, de também ter acesso a algum tipo de atividade física”, disse.
O novo projeto vai funcionar na Rua Lucia Negrello Centiolli, 24, no Jardim Centenário. As aulas da professora Simone vão acontecer sempre às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h50, para crianças, e das 20h às 20h50 para adultos. Já as aulas de jiu Jitsu do professor Crepaldi vão acontecer às terças e quintas-feiras, das 18h30 as 19h30 para crianças e das 19h30 às 20h50 para adultos.