A equipe da Defesa Civil, da Prefeitura de Valinhos, participou nesta quarta-feira (2) de um novo treinamento visando a realização de ações voltadas à Operação Estiagem. Os agentes estiveram em Monte Mor, durante evento promovido pelo governo municipal, em uma ação integrada entre várias cidades da região e que também contou com o apoio da Agencamp (Agência Metropolitana de Campinas).
O foco do treinamento foi a prevenção de queimadas de matas em localidades mais vulneráveis, especialmente este ano quando a estiagem chegou mais cedo e castigou várias regiões do país, inclusive de Campinas, e cuja falta de chuva deixou as vegetações ainda mais secas e os rios escassos.
Em Valinhos, a Operação Estiagem ocorre no período de 27 de junho a 30 de setembro, podendo ser prorrogada, seguindo as diretrizes especificadas no Decreto Municipal de nº 8.696 (de 27 de junho), e que será publicado na edição desta sexta-feira (4) da Imprensa Oficial do município. A ação é coordenada pelo SIMDEC (Sistema Municipal de Defesa Civil).
De acordo com o diretor da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, Edilson Bruscalin, assim como a participação no treinamento em Monte Mor, a equipe de Valinhos desenvolverá várias ações no decorrer da Operação Estiagem, entre elas a distribuição de panfletos em pedágios educativos em vias centrais da cidade, órgãos públicos, empresas e escolas.
Além dos cuidados com a saúde nesta época seca do ano, o alerta é para os riscos de acidentes e incêndios provocados pela soltura de balão, limpeza de terrenos com o ateio de fogo e descarte de bitucas de cigarros nas vias próximas às áreas verdes que contribuem para o aumento das queimadas.
Antecipação - "É importante ressaltar que Valinhos já vem realizando ações voltadas à estiagem desde março deste ano quando foi estabelecido o racionamento de água. Também vale destacar que estamos desde o início de maio atuando em apoio ao Corpo de Bombeiros em ações preventivas e em atendimentos a ocorrências de fogo em matas, que aumentam neste período do ano e acarretam problemas respiratórios na população", diz o diretor.
O coordenador regional da Defesa Civil, Sidnei Furtado, destaca que ações como a promovida de forma integrada hoje em Monte Mor, além daquelas que os municípios desenvolvem no decorrer da Operação, são importantes para a prevenção e atendimento de ocorrências.
"Este ano temos que intensificar as atividades, pois esta Operação ocorre de forma atípica em relação aos anos anteriores quando a estiagem foi menos severa e começou em junho. A dificuldade não ocorre somente pela escassez de água, mas porque a probabilidade de propagação de incêndios tem aumentado muito desde maio diminuindo os índices da umidade do ar. Há registros de estiagem rigorosa como a que enfrentamos hoje apenas nos anos de 1991 e 1994", explica Furtado.
Já em relação aos índices de Umidade Relativa do Ar (URA), os critérios para controle são: entre 20% e 30%, Estado de Atenção; entre 12% e 20%, Estado de Alerta; menor que 12%, Estado de Emergência.
A Defesa Civil informa ainda que o a comunidade poderá contribuir com denúncias de soltura de balões ou atos que provoquem queimadas, consideradas crimes, por meio do telefone do órgão 199, 153 da Guarda Civil Municipal e 193 do Corpo de Bombeiros.