A 3ª Edição do projeto "Férias na Biblioteca", promovido pela Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, exibirá o teatro de fantoches "Chapeuzinho Amarelo". A peça é uma adaptação da obra de Chico Buarque de Hollanda (escrita em 1979). O espetáculo será apresentado nos dias 17, 24 e 31 de julho, sempre às 15 horas.
"A história trabalha o universo infantil, ao resgatar brincadeiras e canções folclóricas, enfatizando a tão discutida questão de 'ser criança"' e a importância que tem em suas vidas o brincar e o cantar. Dessa forma desenvolvem a criatividade e trabalham espontaneamente muitos valores positivos", conta Alfredo Ribeiro, o 'Piu', responsável pela direção e adaptação, além de ser protagonizada pelo mesmo, ao lado de Dani Pampanini.
O espetáculo 'Chapeuzinho Amarelo' integra também o projeto 'Teatro na Educação' que terá apresentações nas Emeb's no período de setembro a novembro deste ano. A entrada é franca e limitada à capacidade máxima do espaço.
Conforme o Diretor de Espaços Culturais, Fabricio Bizarri, o projeto "Férias na Biblioteca", é parte integrante do plano de governo do Prefeito Clayton Machado, que visa resgatar o real valor da Biblioteca e seu papel enquanto espaço de pesquisa e de utilização para os cidadãos de Valinhos.
"Trazer as crianças valoriza o espaço da biblioteca, assim conseguimos atrair também os pais e familiares para conhecer e participar de todos os demais programas e projetos, como a 'Campanha de Troca de Livros', 'Projeto Caia na Rede' e o 'Café Cultural', integrando-os de forma mais completa", explica o diretor.
O Projeto - Lançado em julho de 2013, o "Férias Na Biblioteca" já ofereceu outras peças de teatro infantil. O espetáculo "Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Caipira", por exemplo, foi assistido por 15 mil alunos da rede municipal de ensino de Valinhos.
Na segunda edição, realizada em janeiro deste ano, foram realizadas quatro sessões de contação de histórias, com o professor de teatro do Centro Cultural Vicente Musselli, Luciano Corrêa, que atendeu cerca de 200 crianças, que com apoio da Fundação EDUCAR da D'Paschoal, e presenteou a cada uma delas com livros infantis, utilizados na contação de histórias.