Em 1996, um ano após assumir o cargo, o então governador de São Paulo Mário Covas decidiu reunir serviços públicos em um único local para economizar o tempo do cidadão. Funções como a emissão das carteiras de identidade e de trabalho foram concentradas em um prédio no centro da capital paulista, onde passaram a ser executadas sem complicação.
Cerca de 400 serviços, antes prestados por 15 repartições, passaram a ser oferecidos ali. À frente do projeto, batizado de Poupatempo, estava o cientista social Daniel Annenberg. O resultado do trabalho foi tão positivo que Annemberh passou a ser conhecido como o "Senhor Poupatempo". Nesta terça-feira, Annemberg visitou Valinhos para conhecer o projeto ambiental que reaproveita resíduos sólidos em instalações artísticas.
O prefeito Clayton Machado recebeu Annemberg em seu gabinete e apresentou o conceito do projeto, que reaproveita resíduos sólidos e os transforma em instalações artísticas que ficam expostas em áreas públicas. Annemberg destacou o fato de saber que muitos dos resíduos foram coletados em outra ação do governo de Valinhos, a operação de limpeza pública "Cidade Limpa".
"Estes dois trabalhos, a operação de limpeza seguida do projeto de reaproveitamento de resíduos, certamente constroem as bases de uma cidade mais saudável e sustentável", avaliou Annemberg. "São soluções criativas, que mostram um governo municipal conectado com as exigências de uma cidade que deve ser projetada considerando impactos sócio-ambientais. Numa cidade sustentável, como Valinhos, o modelo e a dinâmica de desenvolvimento, além dos padrões de consumo, respeitam e cuidam dos recursos naturais e das gerações futuras", acrescentou.
Destaque estadual - O prefeito Clayton Machado, por sua vez, afirmou que, além de criar o Poupatempo que tornou referência em todo País, Daniel Annember também se destacou como diretor do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN/SP), com uma gestão focada na ampliação de um novo padrão de atendimento ao cidadão nas unidades do órgão com a proposta de desburocratizar e reduzir os tempos nas filas.
Daniel Annenberg é formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Foi sócio-diretor da empresa de consultoria Res Publica – Consultoria em Qualidade & Serviços Públicos Ltda. durante cinco anos, entre 2006 e 2011. Também foi superintendente do Programa Poupatempo, entre 1999 e 2006, e, antes, assessorou este mesmo programa desde 1996. Trabalhou na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), entre 1993 e 1994, e na Secretaria de Administração Federal, em 1993. Foi assessor da Secretaria de Administração e da Secretaria Especial da Reforma Administrativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, entre 1990 e 1992.
Foto: Prefeito Clayton Machado e Daniel Annemberg, que segura exemplar do livro "Viver Valinhos"