Para atender aos pedidos da comunidade valinhense, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços decidiu prorrogar até o final de agosto o projeto ambiental "Viver Valinhos" - que transforma materiais coletados durante a operação de limpeza pública "Cidade Limpa" em instalações artísticas, com a proposta de conscientizar sobre a importância do reaproveitamento na construção de uma cidade sustentável.
São inúmeras as manifestações que chegam à Prefeitura, pelos diferentes canais de comunicação abertos com a comunidade, principalmente pelas redes sociais, elogiando a qualidade das instalações artísticas e o conceito do projeto, como também solicitando a sua permanência.
Lançado no dia 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), com a participação ativa da classe artística, o projeto seria mantido até o dia 20 de julho. Porém, com o grande volume de manifestações, a Secretaria Municipal de Obras decidiu manter as instalações até o dia 31 de agosto.
"Até noivas estão usando as instalações do Viver Valinhos como cenário para seus ensaios fotográficos", conta Elisabete Bauerle, idealizadora do projeto ambiental. "Muita gente tem me procurado para dizer que desde 2013, primeiro ano do governo do prefeito Clayton Machado, Valinhos vive um momento mágico", acrescenta.
A magia do "Viver Valinhos" teve a sua primeira edição em junho de 2013. Trinta depois, quando as instalações começaram a ser retiradas, a Prefeitura recebeu um número incontável de telefonemas e mensagens de pessoas que gostariam de ver a sequência do projeto ambiental. Este ano, na segunda edição, a repercussão é mais uma vez muito positiva.
"Deveria ter o ano todo. É lindo! Parabéns", afirmou Silvia Regina Alves Trivinho em mensagem postada na página oficial da Prefeitura de Valinhos no Facebook. Da mesma opinião é Élcia Perseghetti Manarini. No Facebook da Prefeitura, ela declarou: "A cidade está linda!! Não deveriam retirar..." Também postaram mensagens elogiosas Alessandra Baziotti, Thiago Arraes, Cleo Silva e Pablo Martelli.
Lena Bombardi postou a seguinte mensagem: "O que faz bem para os olhos, faz bem para o coração! Que seja permanente!" E Ricardo Alexandre Trombetta fez uma observação interessante ao comentar a foto de uma caçamba decorada por artista plástico: "Caçamba bonita, hein! Linda foto! Deviam colocar mais dessas caçambas pela cidade. Realmente magnífico. Arte de muitíssimo bom gosto".