"Valinhos tem upa avaliada como das melhores do Brasil". Com essa manchete, o jornal DCI (Diário Comércio e Indústria) repercutiu a visita do consultor técnico do Ministério da Saúde (MS), Laércio Gonçalves, à UPA 24 horas de Valinhos. Os elogios do especialista ganharam destaque em vários veículos da mídia nacional.
Com as avaliações positivas, elogios de pacientes e repercussão nos jornais de grande circulação, a UPA de Valinhos passa a ser um referencial de qualidade, agilidade e humanização no atendimento, como retratou o DCI. Confira a íntegra da notícia divulgada pelo jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios:
O consultor técnico do Ministério da Saúde (MS), Laércio Gonçalves, visitou na última sexta feira a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Prefeito José Spadaccia, em Valinhos. Acompanhado pela secretária de Saúde do município, Dra. Rita Longo, o consultor esteve em Valinhos para a realização de vistoria que objetiva a qualificação da UPA junto ao Ministério.
"Temos visitado UPAs desde o Rio Grande do Sul até Roraima e vejo que a qualidade dos serviços prestados pela Unidade de Valinhos merece destaque. Outro ponto a ser ressaltado é o sistema de atendimento informatizado, que possibilita maior controle das informações dentro da Unidade e isso é extremamente positivo", afirmou.
Elogios ao sistema – Ao elogiaro sistema a dotado pelo Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase), organização social responsável pela gestão da UPA deValinhos, o consultor do Ministérioda Saúde ressaltou que este controle de dados é essencial tanto para o município quanto para o Ministério da Saúde, que busca informações a respeito dos atendimentos realizados nas UPAs do Brasil.
"As Unidades de Pronto Atendimento foram criadas para desafogar a porta de entrada do SUS. O governo federal está investindo R$ 2 bilhões na implantação de mais de mil UPAs pelo país,o que também nos trará um gasto de aproximadamente R$ 4 bilhões em custeio. Hoje, queremos saber se estamos conseguindo atender a população e com que qualidade este atendimento está sendo realizado. Os dados fornecidos pela UPA de Valinhos serão de grande importância para essa avaliação", observou o consultor.
Qualidade do atendimento - Ainda sobre a qualidade do atendimento, Laércio deu os parabéns a toda a equipe de Saúde do município. "É um grande orgulho estarem uma UPA e ver que estamos falando de um equipamento público que chega a superar a estrutura e a qualidade de atendimento de unidades do setor privado. Hoje, pessoas com convênios médicos particulares têm procurado pela UPA e isso é sinal que o esforço tem dado resultado.
Parabéns a todos vocês pelo excelente trabalho. Eu, sem dúvida, indicaria a UPA de Valinhos como referência para autoridades e veículos de imprensa que desejam conhecer de perto o funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento. Esta é uma Unidade de referência", destacou.
De acordo com a secretária de Saúde do município, Dra. Rita Longo, a vistoria realizada na última sexta-feira é parte do processo que busca qualificar a UPA de Valinhos no Ministério da Saúde como uma Unidade porte II. "Nosso intuito é futuramente qualificar nossa Unidade como porte III, pois, além de possuirmos estrutura para isso, a demanda de pacientes supera as estimativas de uma UPA porte II", afirma.
Modelo de gestão - A secretária Rita Longo disse ainda que o novo modelo de gestão adotado pela Prefeitura de Valinhos tem trazido grandes vantagens para o município. "Além de proporcionar maior economicidade, a administração da UPA por uma Organização Social facilita a contratação de profissionais, aprimora a gestão de pessoal e agiliza o processo de compras de equipamentos e materiais de insumos. Todos esses fatores garantem atendimento de qualidade. Ou seja, posso dizer que estamos extremamente satisfeitos com os serviços prestados na UPA de Valinhos", ressalta a secretária. A secretária de saúde enfatizou que a qualidade dos serviços prestados em Valinhos tem se tornado referência em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC). "Cerca de20% dos pacientes atendidos na UPA são de outras cidades da região, principalmente dos municípios de Campinas, Vinhedo e Louveira", afirmou.
De acordo com o consultor Laércio, a invasão de fronteiras está relacionada à qualidade dos serviços prestados em Valinhos. "As pessoas vão onde existe uma porta que as recebe com eficiência. Qualquer um de nós vai onde é bem atendido. E tenho certeza que é isso que tem acontecido na UPA de Valinhos", assegurou o consultor técnico.