O Programa Agente Mirim de Defesa Civil, promovido pela Prefeitura, por meio do Departamento de Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, agora conta com um grande reforço nas aulas de capacitação: o Exército Brasileiro. Os alunos do 5º ano da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) 'Carlos Carvalho Vieira Braga', no Jardim Pinheiros, passaram a ter no currículo aulas sobre a história do Exército e o papel da instituição na formação dos jovens.
O Exército Brasileiro é um dos três braços das Forças Armadas Brasileiras, assim como a Marinha e Força Aérea. Quem esteve recentemente representando-o foi o Capitão Carlos Alberto Tibaldi, delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar, de Campinas. Ele estava acompanhado do Diretor de Divisão da Junta de Serviço Militar, Orivaldo Sávio Rodolfo, ligado à Prefeitura.
O Capitão Tibaldi agradeceu o convite da Defesa Civil de Valinhos para participar da capacitação e, de maneira bem descontraída, respondeu a várias perguntas das crianças sobre a o ingresso dos jovens no Exército Brasileiro. Ele explicou que a carreira militar pode ser um caminho a ser seguido e uma boa escolha profissional.
Ele destacou que o Exército Nacional é considerado o mais bem equipado e preparado da América do Sul, graças à alta tecnologia. "E que, além da missão de garantir a Lei e a Ordem do Brasil, a instituição atua em causas sociais em território nacional e em ações humanitárias como no envio de soldados em apoio a ONU – Organização das Nações Unidas, em países em conflito, como no Haiti onde atualmente contribui para a sua estabilização", disse o Capitão.
O militar ainda deu uma aula de história sobre a criação do Exército em 19 de abril de 1648. A data marca o 'Dia do Exército Brasileiro', dia da primeira batalha dos Guararapes, no estado de Pernambuco, quando um grupo de brasileiros, de raças diferentes, mas com o mesmo sentido patriótico, se uniu pela primeira vez para combater a dominação neerlandesa.
"O Exército está aberto à participação em ações como esta do programa de Agentes Mirins de Defesa Civil, pois é uma oportunidade de divulgarmos os trabalhos desenvolvidos que não se resumem ao combate, mas na promoção de ações sociais e humanitárias. O nosso Exército é uma instituição permanente, baseada na hierarquia e disciplina, que é respeitada pela população. Pesquisas apontam que é uma das instituições com maior credibilidade perante a sociedade", avalia o Chefe da Junta do Serviço Militar de Valinhos.
"Entendemos que, dentro deste amplo processo de formação dos agentes mirins, que valoriza a cidadania, é importante que estas crianças tenham contato com a maior diversidade possível de instituições, nesse caso aprendendo um pouco sobre a história do Brasil, a Pátria, os deveres cívicos, qual o papel da nossa Força na História Nacional e como cada um de nós pode participar para que o nosso país seja cada vez mais forte, independente e respeitado", destaca o diretor do Departamento de Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, Edilson Bruscalin.
Sobre o programa – O curso de formação de Agentes Mirins de Defesa Civil de Valinhos está na sétima edição e atualmente beneficia 70 alunos da EMEB 'Carlos Carvalho Vieira Braga'. O programa tem como principal objetivo mobilizar as crianças como agentes multiplicadoras sobre o processo de formação de cidadãos conscientes e solidários.
Nos três meses de treinamento, os agentes mirins recebem informações sobre segurança e leis de trânsito, meio ambiente, enchentes e alagamentos, além de noções de prevenção de acidentes relacionados a incêndios.
Ao final da capacitação, prevista para agosto, os alunos receberão certificados que os qualificarão para executar a tarefa especial de ajudar a comunidade em ações preventivas.
O programa conta com a parceria das secretarias da Educação, de Transportes e Trânsito, do Meio Ambiente, da Defesa do Cidadão, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Desde o ano passado a Defesa Civil vem buscando novos parceiros para o programa. Em 2013, foram incluídos o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos e a CCR AutoBan, concessionária que administra o corredor da Rodovia Dom Pedro I. Já neste ano, além do Exército, foram firmadas parcerias com a ALL (América Logística Latina), que administra a malha ferroviária, a CPFL Paulista e o Grupo Rádio Amador.