Recomendação é para que as pessoas não deixem para última hora
Balanço divulgado pela Secretaria da Saúde de Valinhos aponta que está baixa a procura pela vacina contra a gripe pelas pessoas pertencentes aos grupos de risco. Desde o dia 17, quando teve início a campanha, até o último dia 20 foram aplicadas 2.254 doses, o que representa 9,95% do público alvo, que é de 22.653 pessoas.
A recomendação da Secretaria da Saúde para as pessoas que ainda não se vacinaram é que não deixem para a última hora, evitando filas. A campanha é realizada nas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS), no horário de funcionamento. É importante apresentar a carteira de vacinação.
No município, a vacinação de pessoas portadoras de doenças crônicas e outras que comprometam a imunidade começa dia 2 de maio. Já para professores da rede pública e privada a imunização iniciará no dia 8.
Para os demais grupos, a vacinação já está liberada. São eles: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, profissionais da Saúde, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade.
No próximo dia 13, sábado, será realizado o dia de mobilização nacional para facilitar e incentivar a imunização. No Dia D, a vacinação estará disponível para todas as pessoas do público alvo nas 14 UBS, das 8 às 17 horas.
A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B. Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes. A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo e histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores.
25-04-2017