Equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e do Canil da Guarda Civil Municipal de Valinhos participaram de um curso de aperfeiçoamento tático promovido por policiais da Romu de Jaguariúna, na terça feira (18), em Valinhos. O objetivo foi reciclar o trabalho das equipes sobre normas de patrulhamento, abordagens, uso progressivo da força, uso de armamento letal e não letal e, acima de tudo, as diretrizes gerais da Romu. A parte teórica aconteceu na sede da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos e a prática foi realizada na Fonte Sônia.
“É um padrão unificado entre as duas equipes. A capacitação dos integrantes envolveu técnicas de resgate de reféns, abordagens em coletivo e em veículos, velocidade de viaturas táticas, diferença de patrulhamento e deslocamento, uso de celular, comportamento no patrulhamento, como estacionar as viaturas e quem verbaliza com os suspeitos da ocorrência”, explicou o superintendente da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Israel Andreoli. Segundo ele, o treinamento também teve como objetivo a segurança pessoal de cada integrante da equipe.
O instrutor de técnicas operacionais da Romu de Jaguariúna, Adonias Mendes de Araújo, simulou com os policiais três tipos de abordagens em veículo, entre elas a de rotina, com suspeito e quando há reação. Já na simulação no transporte coletivo, a equipe fez primeiro a revista em um suspeito, depois em uma pessoa armada e, por fim, fez treinamento para atuar quando as vítimas são feitas reféns.
“Os policias aprendem como fazer um gerenciamento de crise, que é a conversação para resgate do refém”, afirmou o guarda Aparecido Ignácio, supervisor da Romu. Segundo ele, a partir desse treinamento, as ações já são colocadas em prática para garantir ainda mais segurança ao cidadão valinhense.
Veja vídeo: