O Dia Mundial de Atividade Física, neste sábado (6), será marcado em Valinhos por uma programação especial, no período da manhã, no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva. O evento no CLT é aberto para quem quiser participar e tem início programado para as 7h30.
Os participantes vão ser orientados por professores da Secretaria de Esportes e Lazer a começar as atividades com aquecimento e alongamento em dupla. Depois disso, os participantes farão um circuito funcional de exercícios e caminhada pela área interna do CLT.
A Organização Mundial de Saúde, que instituiu a data para a prevenção do sedentarismo, aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.
A Prefeitura de Valinhos promove aulas e treinos de dezenas de modalidades esportivas, desde ginástica até times que disputam e se destacam em campeonatos. Cerca de 10 mil moradores participam das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Segundo a Secretaria, apenas as atividades de ginástica, alongamento, aeróbico e zumba, ministradas por cinco professoras da Prefeitura, contam com a participação de mais de mil pessoas, incluindo mulheres, homens, idosos e jovens, a partir dos 18 anos. Entre os locais de aulas estão Centros Comunitários espalhados pela cidade, espaços locais cedidos por entidades assistenciais ou comunidades de bairro, além do Parque Municipal, do Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) Adoniran Barbosa e do Centro de Convivência do Idoso.
O Programa Musculação ao Ar Livre, comandado pelo professor Marcos Antonio Lopes, envolve outras 140 pessoas, média de 20 pessoas por aula, em áreas públicas diversas. Inclui exercícios físicos que buscam melhorar os aspectos relacionados à postura, mobilidade articular, equilíbrio, coordenação, resistência da força, além de alongamento e caminhada. O Programa é realizado sempre às 7h.
Os locais são Parque Portugal, na Rua Tejo, às segundas-feiras; CLT, às terças-feiras, quintas-feiras e sábados; Jardim Paraíso, na Praça da Juventude, às quartas-feiras; Jardim São Marcos, às sextas-feiras. No Jardim Centenário, na Praça dos Direitos Humanos, o horário é diferenciado, às 18h45. No Programa são priorizadas aulas nas regiões de maior densidade demográfica e que não possuem equipamentos de academia ao ar livre.
Qualidade de vida
Para o secretário de Esportes e Lazer, Paulo Sabioni, o Periquito, as datas comemorativas só têm sentido se de alguma maneira provocam reflexão na sociedade. Ele disse que a ação da Secretaria no sábado busca motivar a prática de atividades físicas. “Afinal, entendo que nossa principal função é enraizar a cultura da qualidade de vida através da atividade física em sociedade”, alegou Periquito.
Os responsáveis pelas atividades físicas na Secretaria de Esportes e Lazer defendem que o convívio social e a criação de vínculos entre professores e alunos vêm fazendo a diferença no incentivo à busca da qualidade de vida. É válido destacar que parte das turmas ainda conta com vagas disponíveis. Quem quiser participar, pode entrar em contato com a Secretaria de Esportes e Lazer para verificar os locais e horários para a prática esportiva.
Segundo a professora Elaine Cristina Banhi Formigone, de ginástica e alongamento, que este ano completa 25 anos na Secretaria de Esportes e Lazer, as aulas vão muito além da prática de atividade física. “Grande parte das minhas alunas está comigo há cerca de 20 anos e vivemos juntas muitas histórias, como a gestação e o nascimento dos filhos e até dos netos”, disse, ao valorizar a questão dos vínculos criados.
A professora Cláudia Miriam Wiffler, de ginástica para Terceira Idade, afirmou que nas aulas o foco maior é a sociabilização. “O estar junto com os amigos, trocar experiências e também ser solidário quando necessário são o melhor remédio para solidão ou depressão e, consequentemente, para a manutenção da qualidade de vida dos idosos”, explicou.
A professora Caroline Giolo de Melo, de ginástica e alongamento, faz mestrado com base no trabalho de atividades físicas realizadas na Secretaria de Esportes e Lazer e neste mês defenderá na USP sua dissertação, que tem como título “Política Pública e Qualidade de Vida: Um estudo sobre grupos de ginástica de Valinhos – SP”. Ela explica que a dissertação aborda a influência das aulas na qualidade de vida dos alunos, não só nos benefícios físicos, mas principalmente nos psicológicos e sociais da prática em grupo.
A professora Daniele Moretti Capellato, de ginástica e aeróbica, destacou que os alunos se surpreendem com seus próprios desempenhos observando a evolução física nos aspectos de coordenação, na busca pela saúde e na experiência adquirida.
A professora Mara Semiramis Melo Antunes, de ginástica para Terceira Idade, ginástica adulto, alongamento, zumba e prevenção a obesidade, destacou que o grande diferencial das atividades promovidas pela Secretaria de Esportes e Lazer é que a socialização é tão positiva e benéfica que as próprios alunos acabam divulgando a ação e trazendo familiares e conhecidos para participar.
Vantagens
A prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens, como evitar o excesso de peso e a obesidade, prevenir o aparecimento de doenças, reduzir a tensão arterial, melhorar a autoestima, reduzir o estresse, contribuir para a concentração e para o bem-estar físico e psicológico. O recomendado pelos médicos é fazer 30 minutos de exercício físico por dia.
Veja vídeo: