Com vasta experiência na área de assistência social, estando à frente do Departamento de Gestão Social da Fundação das Entidades Assistenciais de Campinas – FEAC, a valinhense Silva Elena Basetto Villas Boas, Pedagoga com especialização em Educação Especial e Políticas Públicas, é a nova secretária de Desenvolvimento Social e Habitação da Prefeitura de Valinhos. O decreto de nomeação da secretária, que substitui a assistente social Regina Maura Daroz, foi publicado na Imprensa Oficial do último dia 23.
O prefeito Clayton Machado destacou que a nova secretária dará sequência à proposta de implantação de uma nova estrutura para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de maneira que o Sistema Único de Assistência Social – SUAS possa ser cumprido. "Quero aproveitar para agradecer o excelente trabalho desenvolvido pela Regina Maura e desejar sucesso a Silva nessa nova empreitada", disse o prefeito.
A nova secretária, que é casada, tem uma filha e é de uma família de comerciantes instalados há muitos anos na cidade, disse que a meta à frente da Secretaria é implantar efetivamente a SUAS, que é um sistema organizado e hierarquizado que define as atribuições do poder público, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS's e Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS, e as entidades subvencionadas, para a garantia dos direitos com base na política de assistência social.
Silvia destacou algumas áreas no município de maior vulnerabilidade que merecem uma maior dedicação, como das pessoas em situação de rua e da habitação popular. "Temos proposta efetiva de enfrentamento do problema das pessoas em situação de rua e também estamos prestes a entregar um conjunto habitacional pelo programa 'Minha Casa Minha Vida' que irá acolher principalmente famílias que residem em moradias de alto risco", afirmou.
A secretária elogiou a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. "Já tive um contato preliminar e observei que temos uma equipe altamente qualificada, tanto entre servidores efetivos, como comissionados", disse, acrescentando ainda o "conjunto de entidades, que exercem um trabalho histórico de muita qualidade com as quais o poder público quer estreitar relações, para que o trabalho seja complementar e não paralelo".
Segundo a secretária, "a proposta é ter um olhar atento para adequação do conjunto de normativas dos Conselhos Municipais, com vistas a atualizar o cumprimento de suas atribuições em cumprimento aos direitos dos cidadãos".
Experiência – Durante 15 anos Silva Elena Basetto Villas Boas dirigiu o Departamento de Gestão Social da Fundação das Entidades Assistenciais de Campinas – FEAC. Silva acompanhou importantes mudanças na política de assistência social. Pela FEAC e pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Campinas, participou de oficinas junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome para elaboração da nova política de assistência social.