Coordenadores pedagógicos e professores da Educação Infantil II da rede municipal de ensino de Valinhos têm a oportunidade de refletir sobre estratégias de aprendizagem para crianças de cinco anos de idade de acordo com a teoria epistemológica de Piaget.
A atividade faz parte do programa de formação continuada da Secretaria da Educação oferecido aos educadores da rede com vistas à qualidade do ensino. "Essa formação especificamente vem minimizar lacuna na realização de cursos destinados a professores da Educação Infantil nos últimos anos", destacou a diretora do Departamento de Apoio Pedagógico, Andrea dos Reis Ignacio.
O curso 'Trabalhando o Conhecimento Social na Educação Infantil' faz parte do trabalho de doutorado da pedagoga Taislene Guimarães pela UNESP de Marília, sob a orientação da pedagoga e doutora em Educação, Eliane Giachetto Saravali. Ele teve início no dia 26 de março e se estenderá até o final de julho com aulas presenciais, num total de 90 horas. Já no segundo semestre terá continuidade com mais 30 horas não presenciais.
A formação foi dividida em dois grupos: 14 coordenadores e um diretor e 24 professores. "O envolvimento dos coordenadores atende a solicitação dos especialistas, que dessa forma terão condições de acompanhar melhor o trabalho desenvolvido em sala de aula, bem como repassar o conhecimento aos professores que não participam do curso", acrescentou a diretora do Departamento de Apoio Pedagógico.
Segundo a pedagoga Taislene Guimarães, o objetivo da formação é levar os educadores a refletirem sobre o desenvolvimento da criança de cinco anos e as estratégias de aprendizagem para essa faixa etária. "As reflexões são especificamente com relação a questões relacionadas ao trabalho com o conhecimento social no que se refere a questões ambientais", complementa.
A pedagoga destaca que na formação os educadores estudam sobre o desenvolvimento da criança de cinco anos segundo a teoria epistemológica de Piaget, além de construírem jogos e materiais pedagógicos para trabalhar a estrutura lógica (classificação, seriação e conservação) e infra lógica (espaço, tempo e causalidade).
Na parte do conhecimento social, o curso inclui ainda reflexões sobre as ideias das crianças sobre o mundo social, especificamente as questões ambientais, tais como organização dos materiais, de forma que fique ao alcance dos alunos, e a distribuição das carteiras para que possibilite uma maior interação no grupo. Já na parte pedagógica, complementa a pedagoga, é debatido sobre a melhor organização do tempo de acordo com o estágio de desenvolvimento dessa faixa etária.
"A proposta é que os educadores repensam as práticas com base numa nova possibilidade teórica e prática para o desenvolvimento de um trabalho que possibilite um melhor desenvolvimento da criança", reforça a pedagoga.
A coordenadora pedagógica Aline Cristina Oliva Roberto destaca que o curso supre uma carência no direcionamento do trabalho desenvolvido na Educação Infantil, que estava muito diversificado. "Essa formação nos fornece subsídios para a rotina escolar numa mesma linguagem, além de ser uma oportunidade para a troca de experiência", complementa.
Pesquisa – Cinco professores participantes da formação se voluntariaram a realizar trabalho de pesquisa com 10 alunos cada. Segundo Taislene Guimarães, a proposta é que eles sejam avaliados no início e ao final da formação dos educadores, para avaliação prática do trabalho desenvolvido em sala de aula.
Segundo o secretário da Educação, Danilo Sorroce, a proposta é que esta formação tenha continuidade em 2015 para os professores do Infantil I. "A formação continuada dos educadores é parte integrante do plano de governo do prefeito Clayton Machado que tem a área da Educação como uma das prioridades desta Administração Municipal", conclui.