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MAI
29
29 MAI 2014
UPA 24h: Novo modelo de gestão adotado pela Prefeitura atrai autoridades da região
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Com o intuito de conhecer de perto o funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), administrada por Organização Social de Saúde (OSS) - novo modelo de gestão adotado pela Prefeitura de Valinhos -, autoridades da cidade de Louveira estiveram na UPA 24 horas na última terça-feira, dia 27.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Louveira, vereador Estanislau Steck (PSD), as notícias a respeito do bom atendimento prestado na unidade valinhense têm repercutido em toda a região e despertou o interesse dos parlamentares. "Estamos em busca de soluções para aprimorar o atendimento à saúde no município de Louveira e notamos que a gestão de unidades de saúde feita por organizações sociais tem se tornado tendência e trazido excelentes resultados", afirmou.

Estanislau ressaltou ainda que, além de toda a qualidade dos equipamentos e da excelente estrutura encontrada em Valinhos, a gestão por OSS permite maior controle sobre o trabalho dos funcionários da Saúde. "Pudemos perceber que com gestão de organização social não há falta de médicos nos consultórios e, com isso, tudo flui com muito mais facilidade dentro da unidade", declarou.

Outro fator enaltecido pelo chefe do Legislativo louveirense foi o sistema de classificação de risco utilizado na UPA. "Temos muito interesse em levar este modelo de triagem para a nossa cidade. É uma forma eficaz de garantir que o paciente de urgência seja realmente atendido com rapidez, garantindo assim as chances de reversão de quadros de saúde mais graves", finalizou.

Hoje, o atendimento na UPA de Valinhos é realizado com base no Protocolo de Manchester, que por meio de escala de cores estabelece as prioridades do mais emergente ao menos urgente. Assim que chega à UPA e recebe o primeiro atendimento, o paciente pode ser classificado com uma pulseira vermelha (emergente), laranja (muito urgente), amarela (urgente), verde (pouco urgente) ou azul (não urgente).


Satisfação - Além do presidente da Câmara, também estiveram na Unidade o vereador Caetano Sérgio Aparecido (PTB) e a vereadora Clarice Aparecida de Oliveira (PTB). Recebidos pelo diretor técnico do Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase) no Estado de São Paulo, Dr. Luiz Marcelo de Sá, os parlamentares louveirenses visitaram todas as dependências da Unidade e demonstraram grande satisfação com a infraestrutura da UPA.

"Fiquei simplesmente impressionada com tudo que vi. Pudemos notar que aqui o paciente chega e tem o seu problema resolvido. Ele é atendido pelo médico, faz exames, é medicado, tudo com muita comodidade e agilidade. Não me lembro de ter visto equipamentos desta qualidade nem em unidades particulares da região", destacou Clarice.

O vereador Caetano destacou a agilidade na reforma estrutural. "Estou muito satisfeito com o que vi hoje na UPA de Valinhos. Sabemos que a contratação da OSS traz grandes benefícios para o atendimento à saúde. A agilidade com que foram feitas as obras de adequações no prédio, por exemplo, me chamaram muito a atenção. Sem dúvida, pela administração direta tudo isso demoraria muito mais tempo", ressaltou o petebista.

 

Modelo de gestão - As Organizações Sociais de Saúde (OSS) representam um modelo de parceria adotado pelo Governo do Estado de São Paulo formalizado pela lei complementar nº 846 de 04 de junho de 1998.A legislação estadual regulamentou a parceria com entidades filantrópicas, que passaram a ser qualificadas como Organizações Sociais de Saúde e que, em decorrência dessa qualificação, adquiriram o direito de firmar Contrato de Gestão com a Secretaria de Estado da Saúde, visando o gerenciamento de hospitais e equipamentos públicos de saúde. Este modelo de gestão introduziu novos conceitos de relacionamento com o setor filantrópico, que se mostraram eficientes.

Em São Paulo, além da UPA de Valinhos, o Inase administra a UPA de Itaquaquecetuba, cidade localizada na região do Alto Tietê, nas proximidades da capital paulista. "Boas práticas de gestão são determinantes para renovar a saúde pública nos país. Todas as equipes do Inase estão qualificadas e comprometidas em proporcionar um atendimento humanizado e eficiente aos pacientes, sempre em consonância com os princípios e diretrizes do SUS", destaca o diretor técnico Luiz Marcelo de Sá.

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