Comissão formada por professores e jornalistas teve a responsabilidade de avaliar e selecionar, na terça-feira (25) e quarta-feira (26), as 30 redações que irão representar Valinhos no Concurso de Redação EPTV na Escola, que está completando 20 anos este ano. Por meio da Secretaria de Educação, responsável pela divulgação e seleção das redações no âmbito municipal, o concurso envolveu alunos da Rede Municipal, estadual, particular e EJA (Educação de Jovem e Adulto).
Sob a coordenação da professora Elisa Santos, da área de Língua Portuguesa, a Comissão analisou e selecionou as 30 melhores redações que, previamente, passaram por um processo de seleção na própria escola. Os trabalhos escolhidos serão encaminhados, até o dia 1º de julho, para a EPTV.
O tema do concurso deste ano é: “Quando a mentira parece a verdade”, que, de acordo com os organizadores, tem por objetivo proporcionar aos estudantes uma reflexão sobre o que são fake news, por quem e com que propósito são produzidas e como sua disseminação acontece. Os jovens também deveriam apontar formas e mecanismos para que possam identificar, se proteger e checar as informações que chegam até eles através das mídias digitais.
Para o secretário de Educação de Valinhos, professor Zeno Ruedell, a proposta do tema do concurso EPTV na Escola foi uma oportunidade para que os professores, não apenas os de Língua Portuguesa, passassem a debater com seus alunos um tema de alto impacto no cotidiano de todos.
“É um tema atual e que afeta a todos. Acredito que, nesse contexto, a escola tenha um papel preponderante de mediadora e de orientadora sobre a importância de desenvolvermos nosso senso crítico em torno das informações que nos chegam a todo momento e que, por falta de conhecimento, acabam sendo compartilhadas”, disse.
Para a professora Elisa, coordenadora da área de Língua Portuguesa da Rede Municipal e coordenadora do concurso, o tema mexeu muito com professores e estudantes, pois, além de ser atual, é fruto da tecnologia que permeia a vida de todos. “Internet, smartphones, meios digitais, redes sociais, entre tantos outros termos, fazem parte da vida de todos nós e é através desses mecanismos que acabamos, ingenuamente ou até mesmo conscientemente, propagando falsas verdades”, comentou.
De acordo com o regulamento do concurso, a principal proposta é fazer com que os jovens estudantes pesquisem, analisem, reflitam e debatam em sala de aula sobre o tema.
Como prêmio dessa fase, os 30 estudantes autores das redações escolhidas ganham um dia de passeio em Campinas, com direito de visita à EPTV e a um shopping da cidade. No final, serão escolhidos os dez melhores trabalhos da região. Os selecionados ganharão prêmios e a emissora vai produzir com eles uma série de reportagens baseadas no texto das redações finalistas, que será exibida no telejornal.
OUTRAS FASES
A EPTV formará uma comissão interna de jornalistas e organizadores do projeto para uma pré-classificação de todos os trabalhos recebidos na emissora. Cada cidade terá ao menos uma redação selecionada. Apenas as redações dos alunos dessa triagem serão avaliadas pela comissão que escolhe os dez finalistas. A lista com os nomes dos semifinalistas estará disponível na Internet, no site www.eptvnaescola.com.br (clicar em Campinas) a partir de 16 de setembro.
Na segunda etapa, a EPTV formará uma nova comissão mista (externa e interna) que fará a escolha dos dez melhores trabalhos da região. Essa comissão julgadora será formada por pessoas da área educacional e profissionais que, em sua área de atuação, se relacionam com o tema. Eles escolherão entre os semifinalistas os dez vencedores.
A divulgação com os nomes dos dez finalistas será realizada nos telejornais do dia 23 de outubro. Os alunos finalistas farão uma reportagem na sua cidade com uma equipe da EPTV.
PREMIAÇÃO
Cada um dos 10 finalistas receberá como prêmio um televisor HD. Os professores orientadores dos finalistas receberão um Kindle, assim como o diretor da escola do 1º colocado. A escola do 1º colocado receberá um datashow. Os dez alunos e respectivos professores orientadores ganham certificado de participação e classificação no concurso.