O Treinamento Operacional do Corta-Fogo, em parceria com a Defesa Civil de Valinhos e a Fundação Florestal estadual, nesta terça-feira (25), foi realizado na região dos bairros Reforma Agrária e Macuco, locais mais afetados pelas queimadas provocadas durante o período de seca. Com atividades teóricas e práticas, a ação envolveu cerca de 50 pessoas entre moradores, agricultores, voluntários, bombeiros, servidores públicos das Secretarias, Exército de Campinas, além da equipe da Defesa Civil.
Segundo o diretor da Defesa Civil, José Edilson Lourenço, o treinamento realizado no Centro Comunitário da Reforma Agrária foi abrangente, com aprendizado de várias técnicas. Entre elas dinâmica do fogo, técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais e abafador motorizado.
“O local do treinamento foi escolhido justamente porque é onde ocorre mais queimadas na cidade, uma vez que tem grande área verde e de preservação ambiental”, explicou o diretor. Segun do ele, o trabalho também busca aconscientização, principalmente dos moradores e produtores locais. Além do Reforma Agrária e do Macuco, outro bairro bastante atingido é o Capuava. Nesses bairros, as queimadas estão associadas à limpeza de terrenos.
O treinamento faz parte da Operação Estiagem 2019, deflagrada na cidade no dia 1º de maio, com previsão de se estender até 30 de setembro. O objetivo da operação é minimizar os efeitos previsíveis que acometem a cidade no período de estiagem, otimizar os recursos existentes e antecipar os riscos, em função da baixa umidade do ar, quedas bruscas de temperatura e estiagem.
A Fundação Florestal do governo estadual atua em Valinhos nas Unidades de Conservação do Parque Estadual Assessoria de Reforma Agrária e Estação Ecológica de Valinhos.
Estiagem
É o resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas e de períodos chuvosos previstos para uma determinada temporada. Nessa época, o ar fica mais seco, propiciando problemas respiratórios, gripes e alergias. Há aumento do perigo de incêndios em matas e florestas.
Em casos de incêndio ou queimadas, ligue para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, a Defesa Civil pelo 199 ou a Guarda Ambiental da GCM de Valinhos pelo 153.