Pelo segundo semestre consecutivo, um aluno da Extensão Valinhos da Etec (Escola Técnica) 'Benedito Storani (com sede em Jundiaí)' em funcionamento na EE Flávio de Carvalho, em Valinhos, foi premiado pelo programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza. Formando em técnico de Administração de Empresas, o jovem Bruno Diego de Oliveira Dorta, 25 anos, recebeu os cumprimentos do prefeito Clayton Machado no último dia 9, sexta-feira. O secretário da Educação, Danilo Sorroce, também esteve presente.
"Meus parabéns, Valinhos se orgulha dessa sua conquista! É um momento importante para o aperfeiçoamento dos seus estudos. Tenha uma boa viagem!", exprimiu o prefeito, lembrando-se do tempo em que foi vereador e batalhou para trazer uma Etec fixa para Valinhos. "O governador fez a liberação, nós indicamos a antiga sede da EMEB 'Padre Leopoldo van Liempt', mas o prefeito anterior não aprovou e optou pelas classes descentralizadas", complementou Machado.
Segundo o prefeito, para 2015, com a transferência dos Sesis para o novo prédio em construção no bairro Capuava, Valinhos poderá ter finalmente uma unidade definitiva da Etec em um desses prédios que vão ser desocupados. Clayton Machado salientou que seu governo está viabilizando ainda trazer uma Fatec (Faculdade de Tecnologia) para o município.
O coordenador da Extensão Valinhos, Rodrigo Malentachi, lembrou que "Valinhos conquistou a vaga para o intercâmbio, desde que a unidade começou a ter formando no ano passado. Isso mostra que temos alunos de grande qualidade". Segundo o coordenador, a notícia sobre a premiação de Bruno foi recebida com muita alegria por todos os professores e colegas. "A frase que ouvi diversas vezes foi a mesma: 'ele merece'!", contou.
No ano passado, foi o jovem Felipe Verdó da Extensão Valinhos o premiado com o intercâmbio. "Este ano foi até mais difícil para os alunos, pois além de Jundiaí, Valinhos e Vinhedo ainda tivemos a participação da extensão de Cabreúva, portanto o nível de dificuldade foi superior", destacou o coordenador Malentachi.
"O Bruno se destacou com um aproveitamento em notas excelente e um índice de assiduidade muito acima da média. Sabíamos que ele era um forte candidato, mas desconhecíamos os concorrentes das outras unidades da Etec 'Benedito Storani'. O que nos deixou mais feliz na Extensão Valinhos foi que, além do Bruno ter ficado com a primeira posição entre todos os estudantes da escola, a unidade Valinhos ainda ficou com a segunda e terceira posições com os alunos Carlos Roberto Santana (Administração) e Calos Henrique Lopes Resende (Logística). Embora eles não ganhem nenhum prêmio, é uma grande alegria ver que os alunos da Extensão têm um nível excelente e que se destacam entre tantos", disse Malentachi.
Concorrendo com mais de 400 alunos, o primeiro colocado Bruno embarca para São Francisco (EUA) no próximo dia 31, onde permanecerá por um mês. Desde o começo do curso, com duração de três anos, Bruno se esforçou para a premiação. "É uma grande oportunidade", disse, explicando que será a primeira vez que viaja para fora do país. "Será um desafio conhecer novas culturas e língua". Voltando do intercâmbio, Bruno irá se preparar para o vestibular, pretende dar sequência no nível superior ao curso de Administração de Empresas.
Intercâmbio - O Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza oferece bolsas de estudo de inglês e espanhol para alunos e professores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Criado em dezembro de 2010, o programa já contemplou 1.500 alunos e 300 professores que fizeram curso de um mês nos Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. Para 2014, a novidade será a inclusão de bolsas de estudo de espanhol para intercâmbio na Argentina e no Chile.
O objetivo do programa é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho dos estudantes, utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação. É necessário estar no último módulo do curso técnico ou tecnológico para participar da seleção do programa. São escolhidos os melhores alunos – considerando-se as notas e a frequência – de cada unidade.
Os participantes viajam com as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte e seguro saúde – com exceção dos custos com passaporte e visto, que deverão ocorrer por conta dos participantes.